Como você armazena seus ativos de criptografia é importante e, se você não fizer isso corretamente, poderá deixar seus investimentos vulneráveis. A autocustódia de criptomoedas e outros ativos digitais simplesmente se refere ao processo de gerenciamento de ativos cripto por conta própria e é a única maneira de garantir o controle completo. Mas, infelizmente, muitas pessoas não têm uma compreensão completa das carteiras criptográficas de autocustódia.
Embora quase todo mundo em criptomoeda esteja familiarizado com a importância de usar uma carteira cripto segura para armazenar Bitcoin ou outras moedas digitais ou tokens, poucos entendem as implicações das carteiras criptográficas de autocustódia.
As carteiras de criptografia de autocustódia permitem que você possua suas próprias chaves privadas, dando-lhe controle total de seus ativos de criptografia.
Mas ainda há muita confusão sobre carteiras de autocustódia. A maioria dos nativos de criptomoedas ou pega isso aleatoriamente e deixa sua moeda em uma troca centralizada, ou eles vão para a toca do coelho com métodos excessivamente complicados que dificultam o comércio de criptomoedas.
Aqui estão alguns dos equívocos mais comuns sobre carteiras de cripto de autocustódia:
Index du contenu:
Ideia errada #1: As carteiras de autocustódia são sempre complicadas
falso! A maioria das carteiras de criptografia de autocustódia tem interfaces simples e intuitivas que facilitam o armazenamento seguro da moeda em minutos. Para começar a usar uma carteira de autocustódia, tudo o que você precisa fazer é baixar a carteira de uma fonte confiável, proteger suas chaves privadas e fazer backup de seus dados. Em seguida, você receberá uma solicitação para salvar suas chaves privadas em uma frase mnemônica, uma carteira de papel ou uma carteira de hardware. Essa abordagem permite que você tenha um backup de suas chaves e carteira para que você possa restaurá-lo a qualquer momento.
Há uma curva de aprendizado, mas não é muito mais complicada do que configurar a autenticação de dois fatores ou uma nova conta bancária.
A maioria das pessoas novas na criptografia também acredita que apenas usuários experientes em criptografia devem usar carteiras de autocustódia. A verdade, no entanto, é que uma carteira de autocustódia é uma das maneiras mais fáceis e seguras de armazenar seus ativos de criptografia, especialmente se você é novo em criptografia.
Muitos recursos on-line tornam mais fácil para os novos investidores em cripto acompanhar como a autocustódia funciona. Há também muitos tutoriais disponíveis que ensinarão os conceitos básicos de configuração e uso de uma carteira de autocustódia para armazenar seus ativos digitais com segurança.
Usuários novatos de criptografia podem proteger seus ativos de hacks em exchanges e projetos DeFi com carteiras cripto de autocustódia.
Equívoco # 2: As carteiras de autocustódia são apenas para armazenamento a longo prazo
Embora seja verdade que a autocustódia fornece segurança para investimentos de longo prazo, ela também permite que você use sua criptomoeda sem precisar transferir suas moedas para uma plataforma de terceiros, como uma exchange.
Você pode usar uma carteira de hardware para se conectar a carteiras da Web e redes peer-to-peer, permitindo que você faça transações no conforto da sua carteira. Assim, você não precisa armazenar todos os detalhes de segurança de uma exchange e expor os ativos digitais a riscos adicionais – você pode fazer tudo a partir de sua carteira de autocustódia.
Você pode até negociar em uma exchange descentralizada com uma carteira de autocustódia. Com algumas plataformas, como a Unstoppable Wallet, você pode conectar sua carteira a diferentes exchanges e blockchains, permitindo que você compre ou venda rapidamente ativos cripto sem precisar de terceiros. Você pode até mesmo negociar criptomoedas diretamente com outros usuários em exchanges descentralizadas vinculadas à sua carteira de autocustódia.
Equívoco # 3: As carteiras de autocustódia são apenas para Bitcoin, carteiras de
hardware
Não! As carteiras de autocustódia são projetadas para suportar uma variedade de moedas e tokens para que você possa armazenar qualquer ativo digital em uma carteira de autocustódia. Isso inclui moedas populares como Ethereum, Litecoin e Cardano, bem como altcoins menores que as exchanges centralizadas podem não suportar.
Se feito corretamente, suas moedas nunca estarão em risco de serem hackeadas ou roubadas, desde que você siga protocolos básicos de segurança, como manter suas chaves privadas seguras e fazer backup de seus dados. Claro, é sempre importante fazer sua pesquisa e certificar-se de que você está usando um provedor de carteira respeitável antes de armazenar quaisquer ativos digitais.
Além disso, você não precisa necessariamente de uma carteira de hardware para armazenar seus ativos digitais com segurança. As carteiras de criptografia de autocustódia mais populares permitem que você armazene grandes somas de criptomoedas em suas carteiras de software proprietário. A carteira de software armazenará os dados em sua carteira em seu dispositivo (smartphone ou laptop).
No entanto, é importante notar que as carteiras de hardware são a maneira mais segura de autocustódia, pois permitem que você mantenha suas chaves privadas off-line e longe de agentes mal-intencionados. Você também obtém um único dispositivo que pode controlar em vez de vários dispositivos que carregam suas chaves privadas.
Conclusão: Não suas chaves, não sua criptomoeda
O recente colapso da bolsa FTX nos lembrou da importância da criptografia de autocustódia ao manter nossos ativos digitais seguros.
As carteiras de autocustódia oferecem uma variedade de benefícios, incluindo segurança aprimorada, controle sobre chaves privadas e acesso a uma variedade de moedas e tokens que podem não estar disponíveis em exchanges centralizadas.
Quando a casa de câmbio centralizada mantém suas chaves privadas, elas mantêm a propriedade de suas moedas e podem usar suas moedas como quiserem. No caso da FTX, agora é revelado que a empresa usou os fundos do depositante para cobrir suas perdas e negociar com lucro sem o conhecimento dos depositantes.
Usando uma carteira de autocustódia, os usuários de cripto podem assumir o controle total de seus fundos e gerenciar seus ativos digitais com confiança.
Provavelmente sempre haverá uma necessidade de entidades criptográficas centralizadas (para rampas e negociação), mas a grande maioria de suas criptomoedas deve ser armazenada em uma carteira de autocustódia.