A apreensão de Bitcoin é o processo pelo qual o governo tenta expropriar legalmente um cidadão de bitcoin. No entanto, o bitcoin é um tipo de propriedade que é excepcionalmente resistente à apreensão. Não há força física ou coerção legal que possa transferir bitcoins de uma parte para outra sem as chaves privadas correspondentes.
No entanto, se as autoridades puderem determinar a identidade real e os endereços de bitcoin de um indivíduo, eles podem forçar esse indivíduo a divulgar as chaves privadas necessárias para mover o bitcoin. O Bitcoin pode ser resistente a convulsões, mas os seres humanos ainda são vulneráveis a ameaças físicas, chantagem e outras formas de coerção.
As carteiras de criptomoedas podem ser apreendidas?
Contanto que seja uma carteira não
titular e você não tenha compartilhado suas chaves privadas: não. Ao mesmo tempo, se uma carteira estiver instalada em seu celular como um aplicativo, há o risco de que alguém possa acessá-la rapidamente. Então, é melhor escolher uma carteira com várias salvaguardas. Por exemplo, protegemos nossas carteiras com uma parte inferior dupla, Face ID, códigos PIN, frases mnemônicas, etc.
O que é apreensão de Bitcoin?
A apreensão de Bitcoin ocorre quando uma agência de aplicação da lei obtém o endereço bitcoin e a chave privada de um indivíduo ou entidade que violou a lei. Às vezes, a agência recorre à casa de câmbio que hospeda a carteira em questão para apreender uma chave privada. Outras vezes, a agência tentará apreender o bitcoin hackeando a carteira quente do réu e obtendo chaves privadas, ou expropriando o proprietário de uma carteira fria. Esses mandados são tipicamente lacrados, ao contrário dos mandados que apreendem um endereço, que também revelam todo o histórico de transações envolvendo o endereço em questão para provar a causa provável.
Todos os EUA O Ministério Público estabelece procedimentos que regem a apreensão de ativos por moeda virtual. Antes do início de um processo judicial ou da apreensão real de bens, o Ministério Público coopera com os Estados Unidos. Serviço de marechais para determinar a quantidade e a avaliação do bitcoin que será apreendido. Para obter um mandado de apreensão, a agência de execução deve apresentar um pedido e uma declaração juramentada reivindicando com suficiente pormenor as acusações factuais e a causa provável da apreensão.
Em geral, a agência de execução lida com a logística da apreensão e a possibilidade de problemas de confisco, gestão ou alienação, e se o ativo é valioso o suficiente para justificar uma apreensão naquele momento. Várias agências colaborarão no planejamento de uma estratégia de indiciamento, mas apenas os Estados Unidos. O Marshals Service pode leiloar bitcoins que foram apreendidos por outra agência do governo dos EUA. O procedimento de apreensão deve basear-se na conclusão de um agente responsável pela aplicação da lei de que a propriedade é suscetível de representar o produto ou foi utilizada para facilitar atividades criminosas.
Como o Bitcoin é apreendido?
Bitcoin é apreendido pela aplicação da lei após uma acusação criminal. Cada agência de apreensão cria preventivamente uma carteira para manter temporariamente o bitcoin apreendido antes que a custódia seja finalmente transferida para os Estados Unidos. Serviço de marechais para o leilão. Não está claro se o FBI deve obter um mandado para possuir a chave privada porque esses mandados estão selados. A não divulgação da existência do mandado torna mais difícil saber exatamente como o FBI obteve a chave privada. No entanto, mandados e declarações juramentadas para a apreensão de bitcoins armazenados em um endereço específico geralmente estão disponíveis publicamente.
Apreensão técnica
A apreensão técnica ocorre quando a agência de aplicação da lei apreende bitcoin através de um mandado. O Bitcoin mantido sob custódia também pode ser apreendido sob um mandado de apreensão, que deve quantificar a quantidade de bitcoins mantidos e a identidade do proprietário do endereço. O mandado de busca para bitcoins a serem apreendidos por uma casa de câmbio ou outro custodiante institucional será endereçado à exchange, não ao indivíduo.
Um mandado de apreensão devidamente arquivado identifica claramente o endereço associado ao bitcoin a ser apreendido e deve apresentar fatos que satisfaçam a causa provável sob a Quarta Emenda. Além disso, uma exchange ou outro custodiante da carteira institucional pode fornecer a chave privada bitcoin identificada no mandado de apreensão a uma agência executiva na tentativa de se eximir de responsabilidade.
Confisco criminoso
Um mandado não é a única maneira de uma agência de aplicação da lei apreender bitcoins detidos por outro indivíduo ou entidade. O Bitcoin também pode ser tomado pelo governo através de um processo chamado confisco. O confisco é a perda permanente desse bitcoin por ordem ou sentença judicial. A apreensão pode ocorrer antes do confisco e nem todas as apreensões resultarão em confisco.
Num processo penal de confisco, o arguido é acusado de atividades criminosas que envolvam um determinado bem ou um bem específico. O Bitcoin não é totalmente fungível e a lei trata o bitcoin como propriedade, por isso está sujeito a confisco, além de apreensão. Na maioria das vezes, os réus em uma ação de confisco já estão sob custódia e revelam a chave privada como parte de um acordo de delação premiada.
Processar processos de confisco é uma maneira comum de o Departamento de Justiça adquirir bitcoins por meio de suas agências e funcionários, porque os réus criminais geralmente aceitam acordos judiciais. Nesse cenário, um mandado pode não ser necessário se o réu renunciar voluntariamente à chave privada em troca de um acordo de delação premiada.
Por que o Bitcoin está sendo apreendido?
A apreensão ocorre em caso de detenção, com base num mandado de busca
ou num mandado de apreensão, que define claramente os bens específicos a apreender.
Bitcoin usado para facilitar a prática de um crime
Bitcoin que é usado para facilitar um crime pode ser apreendido por um mandado. Facilitação é qualquer ato ou conduta que torne o crime mais difícil de detectar, ou qualquer ferramenta exercida pelo indivíduo que permitiu que o crime ocorresse. Por exemplo, considere uma empresa que se envolve em negócios de serviços monetários usando bitcoin. Operar sem a licença apropriada pode resultar em lavagem de dinheiro criminosa ou uma conspiração para lavar a acusação. Os bens utilizados para facilitar um ato criminoso poderiam ter sido obtidos legalmente, mas ainda estão sujeitos a apreensão se o bem foi usado ou permitido a prática do crime.
Bitcoin ganha dinheiro com atividades ou serviços criminosos
O produto de um crime é adquirido pelo criminoso como compensação pela prática do crime. Por exemplo, aceitar bitcoin como pagamento pela venda de narcóticos, hacking de computador ou uma tentativa de assassinato tornaria esse bitcoin “propenso a um crime” e, portanto, capaz de ser apreendido por uma agência governamental.