O
urânio ultrapassou $100 por libra em janeiro, marcando um marco significativo. Embora ele já tenha se aposentado, os especialistas concordam que o futuro a longo prazo da commodity energética continua promissor.
Volatilidade do preço spot do urânio no primeiro trimestre
O preço à vista do urânio mostrou volatilidade no primeiro trimestre, subindo para uma alta não vista desde 2007, antes de encerrar o trimestre abaixo de 90 dólares por libra.
Os valores do U3O8 perderam 3,96 por cento no período de três meses, mas os especialistas acreditam que os fundamentos permanecem fortes e esperam que o setor se beneficie de vários ventos favoráveis
nos próximos meses.
Fatores-chave na paisagem do urânio
O
fornecimento continua sendo um fator-chave no cenário de urânio, com expectativa de crescimento do déficit devido aos desafios de produção. Com a produção anual bem abaixo dos níveis de demanda atuais, o déficit de oferta é esperado como um fator de preço de longo prazo.
“A fragilidade do lado da oferta continuou sendo uma das principais questões no primeiro trimestre, especialmente as notícias do Cazaquistão de que a produção seria significativamente menor do que o esperado em 2024 do que se pensava anteriormente”, disse Ben Finegold, associado da empresa de investimentos Ocean Wall, com sede em Londres, à Investing News Network em uma entrevista.
Escassez de ácido sulfúrico dificulta o crescimento da oferta
O preço à vista do U3O8 começou o ano em 91,71 dólares e aumentou ligeiramente até 22 de janeiro, quando atingiu uma alta de 17 anos de 106,87 dólares. No entanto, o recorde de quase duas décadas durou pouco e, no final do mês, o urânio estava em torno de 100 dólares
.
Parte da positividade dos preços no início do trimestre ocorreu quando a Kazatomprom alertou que esperava mudar suas previsões de produção para 2024 devido a “desafios relacionados à disponibilidade de ácido sulfúrico”.
Compromisso nuclear da COP28 de apoiar a demanda
O preço à vista do U3O8 subiu novamente no início de fevereiro, atingindo $105 antes que outra correção entrasse em vigor.
Como explicou Finegold, parte da retirada foi resultado da obtenção de lucros por parte dos detentores de curto prazo.
“No final de março, os movimentos de lucro de curto prazo desempenharam um papel, mas, como sabemos, esses movimentos são feitos em volumes muito limitados, então a questão é que o argumento de longo prazo permanece inalterado”, disse ele.
Risco geopolítico e nacionalismo de recursos como catalisadores de preços
Os preços do urânio continuaram a se consolidar de meados de fevereiro a meados de março, mas permaneceram acima de $84.
Esse apoio de longo prazo é o resultado de uma declaração de capacidade nuclear da COP28. Na reunião da organização em Dubai, em dezembro, mais de 20 países assinaram uma proclamação para triplicar a capacidade nuclear até 2050
.
Atualmente, existem 440 reatores nucleares operacionais, com outros 13 programados para começar a operar este ano e outros 47 programados para começar a gerar eletricidade até 2030. Para Finegold, esse compromisso de construir e fortalecer a capacidade nuclear foi a tendência de demanda mais predominante por urânio. “O lado da demanda da equação continua robusto e crescendo em um momento em que o lado da oferta nunca foi tão frágil”, comentou.
Perspectiva positiva sobre o preço do urânio
Depois de atingir uma baixa de 84,84 dólares no primeiro trimestre em 18 de março, o urânio começou a se mover positivamente, encerrando a sessão de três meses em torno de 88 dólares. Os compromissos com a capacidade nuclear, a transição energética e o fornecimento sufocado continuarão sendo os principais impulsionadores do mercado no segundo trimestre e no resto do
ano.
“Acreditamos que os preços do urânio excederão significativamente as altas recentes de 107 dólares de fevereiro de 2024, impulsionados por um desequilíbrio fundamental entre oferta e demanda”, disse Finegold. “Os produtores continuarão a cobrir os déficits de produção, enquanto as concessionárias lutam para suprir a escassez de estoque
.”
O associado da Ocean Wall continuou observando: “O apetite intrínseco dos comerciantes e especuladores financeiros continuará elevando os preços. Esses fatores de demanda convergem em um momento em que a oferta nunca pareceu tão frágil
.”