Index du contenu:
Visão geral da produção industrial
Em novembro de 2024, o Istat registrou um aumento de 0,3% no índice de produção industrial ajustado sazonalmente em relação ao mês anterior. Esse resultado foi influenciado positivamente pelo aumento dos setores de energia, que tiveram um aumento de 1,6%, e bens de consumo, com 0,9%. No entanto, apesar desse aumento mensal, o trimestre de setembro a novembro apresentou uma contração de 0,4% em relação aos três
meses anteriores.
Análise setorial
Examinando a rede de dados dos efeitos do calendário, constata-se que, em novembro de 2024, o índice geral de produção industrial diminuiu 1,5% em uma base anual. Esse declínio foi influenciado pelo número de dias úteis, que foi de 20 contra 21 em novembro de 2023.
Em detalhes, o setor de energia teve uma tendência de aumento de 4,3%, enquanto os bens de consumo cresceram 2,6%. Pelo contrário, os bens intermediários e de capital registraram uma queda de 2,5% e 4,9%, respectivamente.
Setores em crescimento
Entre os setores econômicos, o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar aumentou 7,6%, seguido pela produção de produtos farmacêuticos básicos e preparações farmacêuticas com 5,1%, e pelas indústrias de alimentos, bebidas e tabaco com 4,5%. Esses dados sugerem uma recuperação em alguns setores-chave, apesar das dificuldades gerais do mercado.
Impacto das criptomoedas no setor bancário
Outro evento significativo ocorreu em, quando Intesa Sanpaolo entrou no mundo das criptomoedas comprando 11 bitcoins no valor de cerca de um milhão de euros. Isso representa um passo histórico, sendo o primeiro banco italiano a fazer um investimento direto em criptomoedas. A notícia foi confirmada pelo instituto após um vazamento inicial no 4Chan, destacando o crescente interesse das instituições financeiras em novas tecnologias e nas oportunidades oferecidas pelas criptomoedas
.