Se você é um comprador de bitcoin pela primeira vez ou comprou bitcoin no passado, você provavelmente já se perguntou quantos bitcoins você deve possuir (ou pretende ter um dia). A resposta para esta pergunta depende muito de sua situação financeira pessoal, seu propósito de possuir bitcoin e sua tolerância ao risco.
Este artigo irá levá-lo através das principais coisas que você deve considerar ao decidir quanto bitcoin você deve possuir.
Moeda vs. Investimento
Ao decidir quanto bitcoin você deve possuir, ajuda ter uma ideia clara do que você pretende fazer com ele. O Bitcoin pode ser comprado para uso como moeda cotidiana, ou pode ser comprado e mantido como um investimento ou como parte de sua estratégia de poupança.
Se você compra bitcoins para usar como moeda, é importante estar ciente das limitações do Bitcoin nesse sentido. Primeiro, o valor do bitcoin é altamente volátil, o que significa que se você comprar bitcoin um dia, ele pode aumentar drasticamente ou diminuir o valor no curto prazo. Por exemplo, você pode comprar uma certa quantidade de bitcoin um dia com a intenção de comprar um item específico no dia seguinte, apenas para descobrir que você não tem mais bitcoins suficientes para comprar esse item porque o valor do bitcoin diminuiu. Em segundo lugar, apenas um punhado de vendedores aceitam bitcoin como uma opção de pagamento, então antes de comprar bitcoin com a intenção de usá-lo como moeda, você precisa verificar duas vezes que os vendedores que você está comprando aceitam bitcoin. Veja nosso artigo sobre onde você pode gastar bitcoin para mais detalhes.
Devido à sua alta volatilidade e limitações atuais como moeda diária, muitas vezes é recomendado comprar bitcoin como parte de um plano de investimento ou poupança de longo prazo. Existem muitas estratégias para comprar bitcoin como investimento, que são abordadas em nosso artigo “Qual é a melhor estratégia básica para investir em bitcoin”.
A quantidade de bitcoins que você deve possuir vai variar dependendo de como você pretende usá-lo. Se você está usando bitcoin como sua moeda para transações diárias, é provável que você possa comprar com segurança pequenas quantidades de bitcoin em uma base contínua, se necessário. Mas você poderia, em vez disso, considerar a compra de bitcoin como um investimento de longo prazo ou para economias de longo prazo. Como você mantém o bitcoin por um período mais longo, as chances de seu valor diminuir devido às flutuações do mercado serão reduzidas. Se você optar por seguir a rota de investimento, pense cuidadosamente sobre qual porcentagem de suas economias devem ser alocadas para bitcoin.
Diversificação de portfólio
Pode ser tentador investir uma parte significativa de suas economias em bitcoin se você está procurando grandes retornos ou se você é um forte defensor do propósito do Bitcoin. Mas tenha em mente que o bitcoin é considerado um ativo de alto risco. A natureza de alto risco do bitcoin decorre de sua significativa volatilidade de preços, bem como da possibilidade de perdas financeiras de golpes (ver “Como evitar golpes de criptomoedas”), fraude ou perda de carteiras de hardware ou frases de sementes. Por essa razão, se você está comprando bitcoin como um investimento, recomendamos que você diversifique sua carteira, incluindo opções de baixo risco (ou seja, investimentos não-criptomoedas) também. Isso ajudará você a reduzir o risco associado ao investimento em bitcoin, mantendo a possibilidade de uma alta recompensa.