Menu
in

Bitcoins podem ser recuperados?

É uma realidade que pode acontecer com qualquer um: o computador, celular ou hardware wallet que você estava usando para armazenar seus bitcoins é perdido, roubado ou de repente pára de funcionar. Mas não sua! Desde que você tenha a frase de semente que você criou quando você configura sua carteira de bitcoin, existem medidas que você pode tomar para recuperar seu bitcoin.

O artigo a seguir explica como recuperar seus bitcoins de dispositivos quebrados. Você também encontrará dicas de como evitar perder seu bitcoin em primeiro lugar.

O que fazer se você perder seus Bitcoins

Se o dispositivo que você estava usando para armazenar seu bitcoin falhar, essas cinco dicas podem ajudá-lo a descobrir como começar a recuperar seus fundos:

Dica #1

Obtenha backup da frase de semente que você criou quando configurar sua carteira. Idealmente, você guardou sua frase de sementes em vários locais físicos seguros.

Dica #2

Se você não tiver um backup da frase de inicialização, suas chaves privadas ainda podem ser armazenadas no seu dispositivo, mesmo que seu dispositivo pare de funcionar. Dependendo da sua configuração, você pode pedir aos especialistas para ajudá-lo a recuperar esses fundos, mas cuidado com os golpistas que tentarão recuperar os fundos sozinhos.

Dica #3

Importe seu bitcoin em uma nova carteira. A carteira escolhida deve permitir o uso de chaves de importação a partir de frases de inicialização. Cada software de carteira lidará com isso de forma diferente, mas se você fizer uma pesquisa na Web, você deve ser capaz de encontrar instruções detalhadas. No final deste artigo, fornecemos um exemplo de restauração de uma carteira de bitcoin Electrum usando uma frase de sementes.

Sugestão #4

Alguns softwares de carteira exigem que a frase de semente tenha 12 palavras, enquanto outras exigem que tenha 24 palavras. Você precisará usar um software de carteira que suporte o uso de uma frase de semente que corresponda ao comprimento do seu. A aposta mais segura é provavelmente usar o mesmo software de carteira que você usou para criar sua frase de semente em primeiro lugar.

Sugestão #5

Conheça seu tipo de carteira. Alguns softwares de carteira suportam vários tipos de carteira, então você pode precisar digitar o tipo de carteira junto com a semente da frase. Por exemplo, você pode precisar distinguir entre carteiras padrão e carteiras de multiassinatura, ou entre endereços legados e endereços SegWit.

Como evitar perder seus Bitcoins

Se você perdeu seu bitcoin no passado ou não, essas dicas podem ajudá-lo a evitar sua perda de bitcoin no futuro:

Dica #1

Volte a frase inicial para vários locais físicos seguros. Se você perder sua frase de semente, seus fundos irão para sempre.

Dica #2

Você não deve fazer backup de sua frase de semente para um computador que você usa para qualquer outra coisa que não o bitcoin. Em vez disso, é melhor armazená-lo em papel em vários lugares seguros.

Dica #3

Ao fazer backup da sua frase de semente, você também deve gravar o “caminho de derivação” usado pela carteira. Diferentes carteiras usam métodos diferentes para restaurar carteiras a partir de frases de sementes. Esses métodos são comumente referidos como caminhos de derivação. Por essa razão, você deve registrar o nome do software da carteira com sua frase de semente. Se possível, você também deve gravar o caminho de derivação com sua frase de semeadura. Você pode ser capaz de encontrar o caminho de derivação usando os arquivos de ajuda do software da carteira ou realizando uma pesquisa na Web para o nome do software da carteira + “caminho de derivação”. Se você está tendo problemas para encontrar o caminho de derivação para o software da sua carteira, este site lista caminhos de derivação para muitos tipos de carteira.

Sugestão #4

Se você usar várias assinaturas e outros tipos de carteira não padrão, você precisará ser especialmente cuidadoso ao fazer backup da frase de sementes. Esses tipos de carteira geralmente não são usados por iniciantes e requerem um processo mais complicado para a recuperação do bitcoin. Esses tipos de carteira usam algo chamado “script bitcoin” para armazenar fundos, e você precisará ter o script e a frase de sementes para recuperar seus fundos. Por essa razão, aconselhamos os iniciantes a usar apenas tipos de carteira padrão.

Exemplo: Recuperando uma carteira Electrum da frase Semente

Por exemplo, realizamos uma recuperação muito simples de uma frase usando uma carteira Electrum. Outras carteiras serão um pouco diferentes, mas os fundamentos permanecem os mesmos.

Ao configurar a carteira Electrum amostral, registramos as seguintes informações:

  • Frase de semente: monitor de perigo de canyon mencionar sapo limão reivindicar capa de exemplo oco realmente fio
  • Software de Carteira: Electrum v3.3.8
  • Tipo de carteira: Padrão
  • Tipo de endereço: SegWit
  • Caminho de derivação (de walletsrecovery.org): Único signatário: m/44’|49’|84/0’/0′ Multisig: m/45’/0/0/0 m/48’/0

  • ‘/0‘/1’ m/48’/0’/0’/2′ Não usa frases de sementes BIP39, mas pode importá-las

Aqui está uma lista de endereços na carteira de amostra, que vamos tentar recuperar:

Após uma falha no computador, podemos restaurar nossos fundos usando as seguintes etapas:

1. Execute a carteira Electrum e escolha um nome de carteira. Isso pode ser qualquer coisa e não precisa necessariamente corresponder ao nome da carteira original:

2. Nossa carteira era um tipo de carteira padrão:

3. Queremos usar nossa frase de semente existente para criar a carteira:

4. Inserimos nossa frase de sementes que tínhamos apoiado:

5. Podemos criptografar as chaves da carteira usando qualquer senha que quisermos. Ele não precisa corresponder ao usado quando criamos originalmente nosso portfólio:

Agora que
recuperamos nossa carteira, podemos ver que nossa recuperação foi bem sucedida verificando a lista de endereços para ver se ela corresponde à carteira de antes do computador falhar:

Nota: Por padrão, os endereços não são exibidos no Electrum. Use Exibir -> mostrar endereços se quiser visualizá-los.

Leave a Reply