Produtor de bloco é um termo usado em ecossistemas de blockchain que usam Prova de Participação Delegada (DPoS), que permite aos usuários votar em produtores de bloco para validar e gerar blocos. Os produtores de blocos também são conhecidos como delegados ou testemunhas. Eles são encarregados de produzir novos blocos que contenham transações de rede recentes, bem como evidências de blockchain de que o estado atual da cadeia é legítimo.
Os produtores de blocos são essenciais para o funcionamento da rede.
Eles coletam dados de transações e os armazenam em blocos para validá-los em redes blockchain. Os blocos são transmitidos à rede para validação após serem preparados. O produtor de bloco que produz blocos carrega os dados da transação para o blockchain depois que eles foram validados.
Para entender o conceito de BP em mais detalhes, considere o exemplo dos produtores de blocos EOS. A rede EOS é gerida por Block Producers, que são entidades descentralizadas. Eles são responsáveis por alcançar consenso e entregar transações ou blocos de dados para a rede EOS. Eles agem de forma semelhante aos mineiros em uma rede de prova de trabalho (PoW) e nós de piquetagem em uma cadeia de blocos de prova de aposta (PoS).
Os mineiros em uma blockchain de Prova de Trabalho (PoW), como o bitcoin, usam muito poder de computação para resolver problemas matemáticos complicados. Quando a equação é completada por um minerador, ela é transmitida na rede para verificação por outros mineradores, e o consenso é estabelecido. Depois disso, o bloco é colocado na cadeia, o mineiro que completa a equação recebe sua recompensa por bloco e todos passam para a próxima equação.
Em uma rede Proof-of-Stake (PoS), como Cardano, os nós colocam uma certa quantidade de tokens (basicamente bloqueando-os em um endereço de carteira específico por um determinado período de tempo) em troca da oportunidade de ser escolhido para adicionar o próximo bloco de transações da cadeia.
Apesar da noção de que a seleção é aleatória, variáveis como o valor investido, o tempo de aposta e a reputação do nó são frequentemente levadas em consideração.
A prova de aposta delegada é uma variante do PoS em que os validadores são eleitos pelos detentores do token da rede, em vez de escolhidos aleatoriamente.
De acordo com o white paper da EOS, o bloco no aplicativo EOS.IO será gerado por 21 produtores conhecidos como “produtores de bloco”. O projeto EOS emprega Prova de Participação Delegada (DPOS), que envolve a comunidade selecionando contas confiáveis (também conhecidas como “trustees”) para produzir blocos. Tempo de criação de bloco curto, grande eficiência e praticamente pouca possibilidade de bifurcação são alguns dos benefícios do DPOS.
Todos os detentores de tokens EOS na rede principal EOS votam em 21 contas confiáveis para atuar como produtores de blocos e tomar decisões em seu nome. Eles são escolhidos entre os 21 principais candidatos do Bloco com os votos mais altos.
Os produtores de blocos escolhidos auxiliam a rede principal EOS com poder de processamento e largura de banda. Sua principal responsabilidade é coletar dados de transações, agrupá-los em blocos e disseminar esses blocos para outros produtores de blocos. Eles enviam os blocos para o blockchain e são recompensados após a verificação ser feita. No entanto, se algum dos 21 maiores produtores de blocos não gerar blocos nas próximas 24 horas, eles serão retirados da lista.
A iniciativa do produtor de blocos EOS ganhou tal força que o Google Cloud se tornaria um concorrente do produtor de blocos na rede EOS, que é baseada na arquitetura de blockchain EOSIO do Block.one.
O interesse da Big tech em projetos de produtores de blocos é um bom sinal para todos os empreendimentos semelhantes à EOS, à medida que esta indústria continua a crescer.