Menu
in

Bônus de adoção 2024: requisitos, valor e como se inscrever

A partir de 8 de julho, é possível solicitar o bônus de adoção de 2024 de até 6.500 euros. Ela pode ser solicitada por casais de pais que iniciaram um processo de adoção considerado “complexo”, ainda não concluído em 1º de janeiro de 2024 devido à ocorrência de uma série de questões críticas ou porque começou antes
da pandemia de Covid-19.

Neste guia claro e detalhado, explicamos o que é o bônus de adoção de 2024, quem tem direito a ele, quanto vale, como funciona e como se inscrever.

Qual é o bônus de adoção de 2024

O bônus de adoção de 2024 é uma contribuição econômica de até 6.500 euros dedicada a casais de pais que enfrentaram procedimentos complexos de adoção em nível internacional. A legislação define procedimentos de adoção ainda não concluídos em 1º de janeiro de 2024 como “complexos”, devido a condições críticas específicas devido aos problemas e desacelerações resultantes da crise pandêmica gerada pela disseminação da Covid-19, bem como às situações geopolíticas particulares que caracterizam as
relações com alguns Estados.

A medida é regulamentada pelo Decreto do Ministério da Família, Nascimento e Igualdade de Oportunidades de 29 de abril de 2024, assinado pela Ministra Eugenia Roccella e anunciado no Diário Oficial da Série Geral nº 149 de 27-06-2024. Você pode se inscrever até às 23:59 do dia 5 de outubro de
2024.

A quem cabe

O bônus de adoção de 2024 é devido aos pais adotivos se o procedimento de adoção internacional, iniciado por meio da designação a um órgão autorizado, resultar, alternadamente:

  • antes de 30 de janeiro de 2020 (data da declaração do estado de emergência internacional de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde) e ainda não concluído na data de 1º de janeiro de 2024;
  • lançado nos países de origem China, Ucrânia, Federação Russa, Bielorrússia (considerados países com situações geopolíticas específicas) e ainda não concluído em 1º de janeiro de 2024.
  • Nenhum outro requisito, como ISEE ou restrições de idade, é necessário.

    Quanto isso equivale a

    O bônus de adoção de 2024 tem um valor que varia de 3500 a 6500 euros. O número exato depende das condições que tornaram o procedimento de adoção complexo. Especificamente, é igual a:

    • 3500 euros para cada casal que teve problemas durante o processo de adoção devido à lentidão relacionada à Covid-19;
    • 5000 euros por cada casal que teve dificuldades no processo de adoção devido a relações complexas com alguns Estados;
  • 6500 euros para cada casal no caso de pais aspirantes que enfrentaram (ou estão enfrentando) um difícil processo de adoção, tanto por causa da Covid quanto por causa das complexas relações internacionais com alguns Estados.
  • Como se inscrever para o bônus de adoção de 2024

    Casais que atendam aos requisitos exigidos podem solicitar conjuntamente o bônus de adoção de 2024 por meio do sistema on-line “Adoção Transparente” do Departamento de Política da Família, acessível por meio de SPID ou Carteira de Identidade Eletrônica (CIE).

    O pedido de contribuição deve ser elaborado, sob pena de inadmissibilidade, inserindo todas as informações e documentos solicitados de acordo com os procedimentos operacionais explicados no procedimento de solicitação. Além disso, o pedido deve ser acompanhado do documento de identidade válido de ambos os cônjuges
    .

    Prazo de inscrição

    Os pedidos de bônus de adoção de 2024 poderão ser apresentados, sob pena de inadmissibilidade, das 00h01 do dia 8 de julho de 2024 às 23h59 do dia 5 de outubro de 2024.

    Como funciona o bônus de adoção de 2024

    O bônus de adoção de 2024 funciona por meio de um procedimento especial de reconhecimento administrado pela Comissão de Adoções Internacionais, que dentro de 60 dias a partir de 5 de outubro de 2024 (prazo para apresentação de solicitações), é necessário para concluir as investigações sobre a admissibilidade dos pedidos.

    Depois disso, a liquidação da contribuição sujeita a cada solicitação será ordenada por um Decreto publicado pelo Chefe do Departamento de Políticas Familiares, após o resultado positivo da investigação relacionada.

    Em caso de feedback positivo, os candidatos receberão o bônus de adoção diretamente no IBAN indicado durante a fase de inscrição, dentro do limite dos recursos alocados para 2024. Para esta medida, em geral, o governo alocou 4.377.500 euros
    para o ano de 2024.

    Leave a Reply