Menu
in

Captação de capital: um desafio para empresas mineiras juniores

De acordo com um relatório de 2021 da Accenture Global (NYSE: ACN), 59 por cento dos investidores querem que as mineradoras busquem agressivamente a descarbonização e sejam líderes de mercado nesse esforço. O relatório, intitulado “Estudo Global de Investidores Institucionais sobre ESG na Mineração”, foi baseado nas respostas de 200 empresas de investimento institucionais públicas e privadas de todo o
mundo.

Levantamento de capital: um desafio fundamental para empresas mineiras juniores

Embora o ESG tenha sido a principal preocupação identificada pelas empresas no relatório da EY, o segundo lugar foi para levantar capital, um desafio que afetou principalmente as mineradoras juniores na América do Norte.

A necessidade de capital também foi agravada pela velocidade com que a transição energética deve ocorrer.

“O capital subiu no ranking à medida que o setor compete por investimentos e incentivos para acelerar a exploração e o desenvolvimento de minerais e metais vitais para a transição energética”, diz o relatório da EY.

“Estamos vendo uma mudança de um foco de curto prazo nos retornos para uma visão de valor de longo prazo, incentivados pelo reconhecimento de que horizontes de investimento mais longos são necessários para atingir metas líquidas zero até 2050.”

Mesmo que alguns investidores adotem uma postura de longo prazo, os palestrantes do PDAC notaram um aumento no apetite pelo risco.

O mercado se tornou menos tolerante a interrupções do que há uma década, quando havia um ambiente mais favorável para investimento e crescimento, explicou Przybylowski.

“Atualmente, os investidores estão muito mais assustados ou nervosos com os riscos operacionais, os riscos geopolíticos — qualquer tipo de interrupção”, disse ele. “Portanto, vemos uma resposta muito maior no preço das ações hoje do que quando comecei minha carreira.”

Além do crescimento do apetite pelo risco, houve uma perda de capital especulativo desde o final dos anos 2010.

“Nos últimos cinco anos, não vimos grandes sucessos no espaço de exploração — os grandes sucessos são as grandes aquisições premium que vimos no passado”, disse Thompson, da RBC. “Isso provavelmente mantém parte da capital fora do jogo. Você também perdeu capital, o capital mais especulativo, em Bitcoin, em cannabis há alguns anos.”

Thompson acrescentou que não há o mesmo fluxo de capital na exploração como costumava ser.

Por sua vez, Przybylowski observou que parte da captação de capital pode ser dificultada por gerentes de portfólio que evitam ações com uma capitalização de mercado inferior a 2 bilhões de dólares.
“Quando converso com investidores generalistas em busca de novas ideias, esse é praticamente o limite para muitos deles, e também são considerados fundos de pequena capitalização nos Estados Unidos”, disse ele.

“Todos sabem que levantar capital para ações juniores de mineração está se tornando cada vez mais difícil.”

Leave a Reply