Diante de um ambiente de segurança cibernética em constante mudança, é mais importante do que nunca manter os ativos digitais seguros.
Existem várias maneiras de armazenar suas criptomoedas e ativos digitais, como NFTs, mas poucas são tão seguras quanto uma carteira de hardware. As carteiras de hardware oferecem uma série de vantagens sobre as carteiras de software, mas por que é exatamente? Descubra abaixo.
Index du contenu:
O que é uma carteira de hardware de criptomoeda?
Uma carteira de hardware é um dispositivo que armazena o acesso às suas criptomoedas. O dispositivo é separado do computador ou telefone, o que o torna uma peça independente de hardware. Ele se destaca como uma atualização para carteiras de software, que podem ser baixadas para um dispositivo existente, como seu computador ou telefone.
Mais especificamente, uma carteira de hardware armazena suas chaves privadas em um dispositivo dedicado com software projetado especificamente para proteger suas chaves privadas. Isso traz uma série de vantagens, que serão explicadas a seguir.
1. As chaves privadas são armazenadas offline
As carteiras de software carregam o risco de estarem conectadas à Internet. Se você usar um dispositivo conectado à Internet, corre o risco de ter informações coletadas pelo dispositivo. A maioria das carteiras de hardware oferece um serviço chamado armazenamento a frio.
Se a sua carteira de software estiver comprometida, não há seguro para fazer backup desses ativos perdidos. Isso significa que o armazenamento de informações críticas, como chaves privadas, é um componente crítico para manter os ativos seguros. O armazenamento a frio é uma solução ideal para isso, pois as chaves são armazenadas em um dispositivo desconectado da internet.
2. Menor risco de vírus
Sendo desconectado da Internet e usando firmware não baseado na Apple ou no Windows, o risco de vírus e malware serem ameaças às suas chaves privadas é próximo de zero ao usar uma carteira de hardware.
Um recurso que algumas carteiras de hardware vêm padrão é chamado de “transações air-gapped “. Isso simplesmente significa que o dispositivo em si nunca está realmente conectado à Internet ou ao seu computador e, portanto, é muito menos vulnerável (se não impermeável) à infecção por um vírus.
Além disso, a maioria dos vírus é projetada para atacar plataformas como Windows ou Apple, que oferecem vetores de ataque mais tradicionais.
3. Usabilidade
Uma carteira de hardware pode trazer algum grau de paz de espírito. Eles são simples de usar, altamente seguros e podem ser comprados a preços razoáveis. Ele lida com o lado do software e da segurança em uma loja de criptomoedas, deixando você livre de preocupações como microgerenciar sua segurança na Internet e navegar em um monte de diferentes programas relacionados a criptomoedas que podem não estar necessariamente em sua casa do leme.
As carteiras de hardware simplificam a segurança de seus ativos de criptografia, deixando-o livre de preocupações.
4. Redução de riscos durante a viagem
Uma carteira de hardware é mais segura se você é um passageiro frequente. Conexões públicas com a Internet e redes sem confiança garantida podem representar um risco de segurança comum. Os laptops se conectam à Internet com um risco de segurança, mas também são superfícies de ataque de maior risco. Agentes mal-intencionados podem acessar as portas USB de um laptop, mesmo quando ele está bloqueado, representando um risco de segurança. As carteiras de hardware são protegidas por PIN e têm proteções adicionais, dependendo do que você compra.
Além disso, se você perder sua carteira de hardware para
algum destino infeliz, você pode usar uma etapa de recuperação de sementes que você recebe com a carteira de hardware para recuperar suas chaves privadas e salvar sua criptografia. Esta frase deve ser escrita em papel e armazenada em um lugar fisicamente seguro e às vezes é chamada de carteira de papel. Lembre-se de não manter sua carteira de papel e carteira de hardware no mesmo lugar.
5. Verifique no dispositivo de hardware
Com uma carteira de hardware, todas as suas transações devem ser verificadas com entradas do usuário antes de transferir. Sem acesso à carteira de hardware, é impossível enviar qualquer criptomoeda da carteira.
Nesse sentido, a carteira de hardware pode ser corretamente interpretada como o “dispositivo de assinatura”. Como em, é o dispositivo que assina transações e as torna válidas para serem transmitidas para o respectivo blockchain. Sem uma assinatura, uma transação é inválida. Sem uma carteira de hardware, uma transação não pode ser assinada.
Conclusão: Difícil ignorar os benefícios das carteiras de hardware
Então, por que possuir uma carteira de hardware? Para os riscos, ele mitiga, fornecendo aos usuários uma solução econômica para o problema do armazenamento a quente. Hot storage é qualquer carteira conectada à Internet, como carteiras de software usadas em um computador ou dispositivo móvel. Estar desconectado da Internet mantém suas chaves privadas intocáveis por atores inesperados que podem acessar seu dispositivo através de uma conexão com a Internet.
As carteiras de hardware têm uma proteção contra falhas se você perder o acesso físico a elas devido a circunstâncias infelizes. Esta à prova de falhas é uma carteira de papel com uma senha que lhe dá acesso de emergência às suas chaves privadas, para que você possa salvar sua criptomoeda perdida até que você possa substituí-la. Todos esses fatores combinados proporcionam tranquilidade ao navegar no mundo incerto da segurança cibernética.
Há, é claro, algumas desvantagens para carteiras de hardware. Talvez o maior obstáculo para as carteiras de hardware seja o preço. Eles tendem a variar de US $ 70 a US $ 300. Provavelmente não fará muito sentido comprar uma carteira de hardware se você possui apenas US $ 10 em criptomoedas. A outra é a complicação. Embora as carteiras de hardware tenham se tornado muito mais fáceis de usar, ainda há um pouco de uma curva de aprendizado.
Se você não tem certeza por onde começar, nós o cobrimos. Leia nossa revisão das Melhores Carteiras Bitcoin e Cripto em 2023 para obter uma lista abrangente dos destaques, custos e criptomoedas suportadas por cada carteira de hardware.