Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Classificação dos sistemas de fundos mutualistas
É a variedade que dá sabor à vida. Ao mesmo tempo, você não procura variedade apenas por causa disso. Uma certa variedade é necessária simplesmente porque a situação o exige. Então, quando você come comida, você precisa manter o equilíbrio. Os alimentos servem a algumas necessidades básicas do corpo – eles oferecem nutrientes vitais: você precisa de energia, você precisa de resistência, você precisa de força, você precisa de boa visão – você os obtém de nutrientes vitais – as gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas, etc. que os alimentos fornecem. Ao mesmo tempo, nenhum alimento fornece tudo e, portanto, você precisa de variedade de produtos alimentares em suas refeições diárias.
Da mesma forma, existem diferentes esquemas de fundos mútuos para diferentes fins, para atender às diferentes necessidades de diferentes investidores.
Vamos dar uma olhada nos requisitos básicos de investimento. Um investidor precisa principalmente de uma combinação de quatro coisas: (1) segurança de capital, (2) renda regular, (3) liquidez, (4) crescimento do capital investido.
Existem esquemas de fundos mútuos disponíveis para atender a essas necessidades.