Você pode já estar familiarizado com como a Lightning Network funciona, mas para aqueles que não estão agora, vamos olhar para uma explicação rápida. Como outras soluções de dimensionamento de camadas 2, como Polygon e Optimism, a Lightning Network é capaz de ter maior rendimento porque as transações que ocorrem nela são essencialmente agrupadas e, em seguida, transmitidas para a rede de primeiro nível (Bitcoin para Lightning Network, Ethereum para Polygon e Otimismo).
Isso permite que você faça uma tonelada de transações em um curto espaço de tempo, porque nem todos estão procurando usar o primeiro nível, com seu rendimento mais baixo, ao mesmo tempo.
A Lightning Network funciona como uma série de canais de pagamento. Como usuário, você adiciona BTC a uma carteira que suporta a Lightning Network. Você pode então abrir um canal com qualquer parte que você gosta na rede, fazer quantas transações quiser (a um custo baixo, quase zero), a velocidades quase instantâneas, e as transações serão feitas definitivas e transmitidas para a rede Bitcoin apenas uma vez que ambas as partes fechem o canal de pagamento. Existe um contrato inteligente entre as partes para garantir que as regras sejam seguidas.
A Lightning Network é
, portanto, uma conexão entre as partes globalmente, com o Bitcoin bloqueado na Lightning Network da mesma forma que está no DeFi tradicional no Ethereum. Para que você envie fundos ao longo da rede Lightning, os nós cruzados pelo seu pagamento devem ser capazes de cobrir a transação até que os canais sejam fechados e as transações sejam finalizadas na rede Bitcoin. Um benefício adicional disso é que, como as transações são empacotados, é difícil descobrir quem enviou o que para quem, tornando-se uma transação mais privada do que fazer diretamente na rede principal do Bitcoin.
Há três maneiras principais de começar com a Lightning Network hoje. As duas primeiras opções (baixar uma carteira) são a melhor solução se você estiver menos propenso à técnica, com a terceira opção (executando um nó) sendo a maneira mais direta de usar e apoiar a rede.
Carteira de Custódia Lightning
A primeira opção para começar a usar a Lightning Network é baixar e usar um custodiante lightning Wallet. Uma carteira de custódia significa que outra pessoa tem as chaves privadas de seus fundos. Embora menos seguros do que uma carteira desprotegida (veja abaixo), eles são bons para iniciantes ou aqueles que estão menos confiantes em sua capacidade de controlar seus fundos e manter sua carteira segura.
Há uma variedade de opções de casos Lightning Wallet, como BottlePay, Blue Wallet e Wallet of Satoshi. A Carteira Azul pode ser definida como custódia ou não. Depois de escolher uma Lightning Wallet, basta baixá-la, configurar sua conta e adicionar fundos. É isso, você pode começar a transacionar na Lightning Network.
Carteira Relâmpago Autônoma
A próxima opção para começar a usar a Lightning Network é baixar e usar uma Carteira Lightning autônoma. Desprotegido significa que você tem o controle de suas chaves privadas e que você escreveu uma sentença de recuperação de 12 ou 24 palavras para restaurar a carteira no caso de você perder seu dispositivo. Embora um pouco mais complexo do que uma carteira de custódia, aprender a usar uma carteira desprotegida dá aos usuários muito mais liberdade e controle sobre seus ativos.
Existem muitas opções de Carteira Lightning desprotegidas disponíveis, como Electrum, Breez, Eclair e Bitcoin Lightning Wallet (BLW). Depois de escolher uma carteira para usar, basta baixá-la para o seu desktop ou dispositivo móvel, criar uma carteira, adicionar fundos e, em seguida, você pode começar a transacionar na Lightning Network. Algumas das carteiras, como breez, também têm aplicativos que têm Lightning embutidos como BitRefill e LN. PIZZA (compre pizza domino’s usando a Lightning Network).
Execute um nó relâmpago completo
A opção final é certamente a mais complexa, mas tem um benefício adicional, pois você está ajudando a promover o crescimento da rede Lightning se você optar por configurar e executar um nó completo. Ao executar um nó e bloquear alguns BTC para a rede Lightning, você está aumentando o valor bloqueado na rede e criando outro caminho para outros usuários fazerem pagamentos.
Sem entrar nas complexidades da configuração real do nó, os passos básicos são os seguintes. Vá para o perfil github do projeto Lightning e baixe a versão mais recente do cliente Lightning Node para o seu sistema operacional. Então, dirijo o cliente. Você será solicitado a criar ou importar uma carteira. Então, se você já criou uma carteira Lightning anteriormente desprotegida, você pode simplesmente restaurá-la agora e ter acesso imediato a esses mesmos fundos. Se você criar uma nova carteira, você precisará escrever a frase de recuperação. Finalmente, você precisará criar e confirmar uma senha. Depois de tudo isso, você está feito e pode começar a usar a rede Lightning a partir de seu nó.