Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Como o DDT afeta meus investimentos?
Antes de abril de 2020, os dividendos dos fundos mútuos
eram isentos de impostos nas mãos dos investidores, ou seja, eles não precisavam pagar imposto de renda sobre os dividendos de seus investimentos em fundos mútuos. A casa do fundo deduziria o imposto sobre a distribuição de dividendos (DDT) do excedente distribuível (lucro) do fundo para calcular o excedente líquido distribuível. Esse valor foi distribuído proporcionalmente às ações detidas no fundo por todos os investidores que optaram pela opção de dividendos.
Agora, os fundos mútuos
não precisam deduzir o DDT na fonte, mas o investidor é obrigado a pagar imposto de renda sobre dividendos de fundos mútuos de acordo com sua maior placa de imposto de renda. Enquanto no regime de DDT, uma taxa de imposto uniforme teve um impacto sobre os investidores que optaram pela opção de dividendos, agora o impacto do imposto sobre o rendimento dos dividendos variará de investidor para investidor. Um investidor na placa de imposto de renda de 30% verá um imposto sobre dividendos mais alto do que alguém em uma placa de imposto de 20%.
Anteriormente, o investidor da opção de crescimento não era afetado pelo DDT, pois os lucros obtidos pelo fundo eram reinvestidos para aumentar a base de capital do fundo. Assim, um investidor no esquema de crescimento viu um aumento no NAV de suas ações, continuando a deter o mesmo número de unidades, enquanto um investidor de opção de dividendos experimentou um declínio no NAV após a declaração de dividendos.
Com a abolição do imposto sobre dividendos sobre os fundos mútuos, tanto as opções de crescimento quanto as de dividendos passarão a experimentar o mesmo excedente distribuível. Anteriormente, uma parte desse excedente era deduzida na fonte para pagamentos de impostos pelo fundo mútuo, o que reduziu o excedente líquido distribuível disponível para os investidores em opções de dividendos.
Uma opção de reinvestimento de dividendos permite que os investidores
reinvistam o dividendo, mas anteriormente esse valor do dividendo reinvestido era menor do que o aumento do NAV A opção de crescimento que os investidores experimentaram porque todos os dividendos foram declarados somente após a dedução do DDT. Agora, a escolha entre a opção Crescimento e Dividendo dependerá da sua preferência pela criação