Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Como o ULIP é diferente do fundo mútuo?
Um ULIP é um plano de seguro vinculado à unidade. É uma apólice de seguro de vida com um componente de investimento que é investido em vários mercados financeiros. Os retornos gerados pelo componente de investimento determinam o valor da política. No entanto, o valor segurado por morte do segurado pode não ser uma função do mercado – o valor mínimo segurado pode não ser pré-estabelecido. Em outras palavras, um ULIP é um produto híbrido, combinando investimento e seguro.
O componente de investimento do ULIP é semelhante a um fundo mútuo.
1. Ambos são investimentos geridos.
2. Para ambos, uma equipe de profissionais gerencia investimentos e os fundos são investidos de acordo com um objetivo declarado.
3. Haveria
ações atribuídas ao investidor no momento da compra e haveria NAV por unidade declarada periodicamente.
Como a ULIP é uma apólice de seguro, o não pagamento do prêmio regular resultaria no término da cobertura de risco.
Nos fundos mútuos, todas as despesas são cobradas
antes que o NAV seja calculado, enquanto no caso do ULIP, algumas despesas são cobradas como fundos mútuos, enquanto outras são cobradas pela exclusão de um pequeno número de unidades das contas dos investidores.
Dentro de um produto ULIP, pode haver mais de uma opção de fundo e o investidor é livre para alternar entre fundos. No entanto, alguns regimes impõem uma restrição ao número de interruptores gratuitos num ano. No caso de um fundo comum, as alterações de um fundo para outro são permitidas qualquer número de vezes, mas, dependendo do esquema do qual você sai, pode ou não haver cargas de saída.