Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Como os fundos mútuos são diferentes dos esquemas de gerenciamento de portfólio?
Embora os fundos
mútuos e os serviços de gerenciamento de portfólio (PMS) permitam que os investidores invistam em ações e títulos investindo seu dinheiro em um veículo de investimento conjunto gerenciado por gestores de fundos profissionais, ambos são duas opções de investimento diferentes que atendem a objetivos diferentes e destinam-se a dois tipos diferentes de investidores.
Qualquer pessoa pode investir em um fundo mútuo com um mínimo de INR 500 / -p.m., mas os esquemas PMS exigem um valor mínimo de investimento de INR 25 lakh, pois são principalmente produtos de gerenciamento de ativos direcionados a HNIs. Os fundos mútuos são fortemente regulados pelo SEBI, enquanto os esquemas PMS não têm regras rígidas de divulgação. Além disso, os produtos PMS são projetados para investidores avançados que podem entender os riscos envolvidos, pois os fundos PMS podem investir em títulos que podem não ser facilmente negociáveis no mercado. Os fundos mútuos investem em títulos líquidos. Os fundos mútuos são menos arriscados do que os esquemas PMS devido à sua carteira bem diversificada. Os fundos PMS geralmente têm uma carteira concentrada de 20 a 30 ações. Portanto, o desempenho do fundo é completamente dependente da capacidade do fundo de retirar ações.
Os PMA têm uma elevada carga de entrada e saída, para além de uma elevada taxa de gestão de fundos. Os fundos mútuos não têm uma carga de entrada e podem ter uma pequena carga de saída. Os fundos mutualistas são adequados para investidores não profissionais, enquanto os PMA não se destinam a investidores não profissionais.