Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Como posso obter os retornos do meu fundo mútuo?
Como outras classes de ativos, os retornos dos fundos mútuos são calculados calculando a valorização do valor do seu investimento ao longo de um período em comparação com o investimento inicial feito. O valor patrimonial líquido do fundo mútuo indica seu preço e é usado para calcular os retornos dos investimentos em fundos mútuos. O retorno ao longo de um período é calculado como a diferença entre a data de venda do NAV e a data de compra do NAV na data de compra do NAV e convertido como uma porcentagem multiplicando o resultado por 100. Qualquer dividendo líquido* ou outra distribuição de renda pelo fundo durante o período de detenção também é adicionado à valorização do capital ao calcular os retornos totais.
A valorização do capital nos fundos mútuos reflete-se no aumento dos NAVs ao longo do tempo. Isso acontece porque o NAV de um fundo é derivado dos preços das ações das empresas incluídas na carteira do fundo, e os preços flutuam todos os dias. Alterar o NAV de um fundo ao longo do tempo contribui para a valorização ou perda de capital em sua holding. Veja o retorno de seus investimentos na declaração fornecida pela casa dos fundos. Esta declaração captura suas transações e o retorno de seus investimentos.
Nota: *O NAV de um Fundo está dentro da extensão do pagamento de dividendos e da retirada estatutária, se houver.