Menu
in

Como você escolhe um fundo mútuo?

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.

Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Como você escolhe um fundo mútuo?

Imagine perguntar a um agente de viagens: “Como devo escolher meu modo de transporte?” A primeira coisa que ele dirá é: “Depende de onde você quer ir”. Se você fosse viajar a uma distância de 5 km, um riquixá automático pode ser a melhor opção, enquanto para uma viagem de Nova Delhi a Kochi, um voo pode ser o melhor. Um voo não estaria disponível para uma curta distância e um riquixá automático seria muito inconveniente e lento para uma viagem de longa distância.

Mesmo em fundos mútuos, o ponto de partida deve ser: Quais são as suas necessidades?

Comece com seus objetivos financeiros e apetite por risco.

Você deve primeiro identificar seus objetivos financeiros. Alguns esquemas de fundos mútuos são adequados para requisitos ou metas de curto prazo, enquanto alguns podem ser melhores para metas de longo prazo.

Então vem o seu apetite por risco. Pessoas diferentes teriam um apetite diferente por risco. Marido e mulher também podem ter finanças comuns, mas perfis de risco diferentes. Alguns estão confortáveis com produtos de alto risco, enquanto outros simplesmente não estão.

Você pode obter ajuda de planejadores financeiros ou consultores de investimento ou distribuidores de fundos mútuos para avaliar seu apetite ao risco.

Leave a Reply