Qualquer um que tenha estado em torno do Espaço Bitcoin e criptomoedas por mais de algumas semanas provavelmente já ouviu a frase “Não são suas chaves, não o seu Bitcoin”. Mas o que isso significa?
No Bitcoin, a ideia é dar ao usuário individual controle total sobre seu dinheiro.
Em outras palavras, se usado corretamente, os fundos de um usuário não podem ser apreendidos por terceiros, como um governo ou instituição financeira.
Para aproveitar ao máximo a tecnologia de criptomoedas, os usuários precisam entender as diferenças entre carteiras de custódia e não-custódia ao escolher a melhor carteira cripto.
O que são carteiras de custódia?
Carteiras de custódia são desprezadas por certos segmentos da comunidade Bitcoin. A ideia básica é que sua criptomoeda seja entregue a terceiros para ser armazenada em vez de cuidar dos fundos você mesmo. A remoção de terceiros do sistema financeiro é um ponto claro dessa tecnologia e explicada no white paper original do Bitcoin, razão pela qual as carteiras de custódia são às vezes referidas como bancos de Bitcoin.
Prós e contras das carteiras de custódia
Durante
-
Se a segurança cibernética não é o seu ponto de venda, você pode deixar um terceiro proteger sua criptografia.
-
Um custodiante terceirizado pode ser útil para garantir que você não perca o acesso aos seus fundos.
-
Carteiras de custódia são muitas vezes um requisito se você quiser negociar nas exchanges de criptomoedas mais populares.
-
Alguns custodiadores oferecerão um retorno sobre suas economias baseadas em criptomoedas.
Contra
-
Você não tem suas chaves privadas, o que significa que a segurança é deixada a terceiros.
-
Outra pessoa está guardando seu dinheiro para si mesmo, o que significa que eles podem decidir simplesmente tomá-lo.
-
As carteiras de custódia funcionam de forma muito semelhante ao sistema financeiro tradicional devido ao fato de serem centralizadas.
-
Você não pode acessar novas criptomoedas criadas através de garfos de criptomoedas que você já possui.
O que são carteiras não-custodiais?
Carteiras desprotegidas são Bitcoin em sua forma mais verdadeira. Uma carteira desprotegida é simplesmente um software em seu computador ou telefone que o coloca no controle total de suas participações em criptomoedas. Você possui suas próprias chaves privadas, o que significa que ninguém mais é capaz de fazer uma transação em seu nome. No entanto, com maior poder vem grande responsabilidade.
Prós e contras de carteiras não custodiais
Durante
-
Você tem controle completo do seu Bitcoin, o que significa que seus ativos são muito mais difíceis de aproveitar.
-
Você pode transacionar sem ninguém olhando por cima do seu ombro.
-
Você pode acessar recursos avançados, como acesso autônomo à Lightning Network.
-
Diferentes níveis de segurança podem ser ativados dependendo do modelo de ameaça.
-
Níveis mais altos de segurança podem ser acessados através da combinação de hardware e carteiras de papel.
-
Você terá acesso total a qualquer prêmio de dividendos ou participações associadas às suas participações em criptomoedas.
Contra
-
Será
mais difícil negociar sua criptomoeda rapidamente, pois primeiro terá que ser enviada para uma exchange. -
Ser responsável por sua própria segurança vem com grande responsabilidade, e erro humano pode levar a roubo ou exclusão acidental.
-
Você geralmente será apresentado com interfaces de usuário que são um pouco mais difíceis de entender.
O que é melhor: custódia ou não- custódia?
A escolha entre uma carteira de custódia ou não-custódia depende do que você está tentando tirar do seu Bitcoin e o quão confortável você se sente com a segurança cibernética.
Se você é alguém que não é bom com computadores e está simplesmente interessado em Bitcoin para suas propriedades monetárias (o limite de 21 milhões), então usar uma carteira de custódia não será grande coisa. Provavelmente é melhor terceirizar um terceiro para ajudá-lo a não perder todo o seu investimento, e enquanto você usar uma entidade confiável e regulamentada para armazenar seus fundos, é improvável que você encontre problemas sérios.
Se você está
interessado na filosofia cypherpunk por trás do Bitcoin ou é capaz de descobrir como assumir a responsabilidade por suas participações em criptomoedas, então recomendamos que você escolha uma solução de armazenamento não-custodiada. Isso permitirá que você transacione de forma sem permissão e o coloque no controle total do seu Bitcoin. É assim que o Bitcoin deveria ser usado.
Por que as carteiras de custódia são consideradas inseguras?
As carteiras de custódia têm um histórico horrível, mas ganharam uma reputação melhor nos últimos anos. Nos primeiros dias, houve uma falta de regulamentação em torno dos guardiões do Bitcoin e das criptomoedas, o que levou muitos deles a perder fundos de clientes para hackers ou simplesmente fugir com o dinheiro em si.
Hoje em dia, existem muitas entidades regulamentadas, confiáveis e muitas vezes seguradas que estão dispostas a manter seus Bitcoins para si mesmo. Na verdade, você pode até ser capaz de obter um retorno sobre o seu Bitcoin de forma semelhante ao sistema bancário tradicional.
No entanto, se você é suficientemente experiente em computadores, cuidar de sua própria loja de criptomoedas ainda é a aposta mais segura e segue em linha com o porquê dessa tecnologia foi criada em primeiro lugar.
Todas as exchanges oferecem carteiras de custódia?
Todas as principais exchanges atualmente oferecem carteiras de custódia, mas novos protocolos estão sendo usados para melhorar a segurança dessas trocas e dar aos usuários mais controle sobre seus fundos.
Exchanges como Kucoin e Nash usam tecnologia semelhante à Lightning Network para dar aos seus usuários controle total sobre seus ativos cripto ao ponto de quererem fazer um pedido de venda. É provável que mais exchanges ofereçam esse tipo de atualização de segurança ao longo do tempo, mas por enquanto as carteiras de custódia ainda são o padrão para a maioria das trocas.
Há trocas com carteiras não-custodiadas?
Existem algumas exchanges que têm carteiras desprotegidas, mas geralmente não têm o mesmo nível de volume de negociação encontrado nas bolsas mais populares do mundo. Opções totalmente peer-to-peer como a Bisq pretendem manter a filosofia central do Bitcoin e oferecer uma solução descentralizada que não depende de terceiros.
Há uma série de outras exchanges descentralizadas baseadas em blockchain que surgiram em plataformas de contratos inteligentes como o Ethereum, mas eles encontraram uma série de problemas, particularmente problemas associados ao frontrunning.
O modelo que acaba funcionando para o melhor a longo prazo pode ser aquele que não tenta ser o mais descentralizado possível, ao mesmo tempo em que permite que seus clientes mantenham seus próprios fundos. Com essa configuração, os usuários têm o controle de suas próprias chaves privadas, mas a exchange provavelmente usa um livro de pedidos centralizado para fins de eficiência.
As hardware wallets estão sempre desprotegidas?
Se você está usando sua própria hardware wallet, então ela está completamente desprotegida. A única vez que uma carteira de hardware é usada desprotegida é quando ela é usada para garantir as participações de criptomoedas offline de uma exchange em nome de seus usuários.
Como eu armei uma carteira autônoma?
Temos um guia abrangente para configurar carteiras cripto, mas não é um processo excessivamente complicado. Normalmente inclui a maioria das seguintes etapas:
- Compre ou baixe sua carteira favorita
- Anote sua frase de recuperação de 12 ou 24 palavras (é importante mantê-la offline)
- Crie uma senha ou um pino
- Conecte sua hardware wallet ao seu computador (se você tiver uma hardware wallet)
- Acesse sua carteira
- Envie criptomoeda para sua carteira
Uma nota sobre frases de sementes de recuperação: Toda vez que você gera uma nova carteira cripto, você geralmente recebe 12 ou 24 palavras aleatórias. Eles podem ser usados para recuperar sua carteira de criptomoedas se seu dispositivo físico ou computador estiver perdido ou comprometido de outra forma.
Por isso, é extremamente importante armazenar a frase de recuperação em um lugar seguro (como um verdadeiro cofre). Algumas pessoas até gostam de embosar placas de metal com sua frase de semente de recuperação para uma segurança ainda maior. Estas são às vezes referidas como carteiras de criptomoedas de metal.