in

DAO (Organização Autônoma Descentralizada): o que é e todas as informações

Em termos de casos de uso de blockchain, as organizações autônomas descentralizadas (DAOs) tornaram-se uma das aplicações mais comuns dessa nova tecnologia financeira. Um DAO pode basicamente ser visto como uma maneira de fazer governança corporativa em uma blockchain.

Um novo token cripto deve ser criado primeiro no Ethereum, outra blockchain que permite que os usuários emitam seus próprios ativos, ou mesmo em sua blockchain nativa. Esses tokens emitidos são então basicamente vistos como ações de uma organização, semelhante à forma como as ações funcionam em uma empresa tradicional.

Os detentores de tokens são capazes de sinalizar seu apoio às mudanças feitas na organização de forma semelhante à votação dos acionistas.

Essas mudanças podem ser qualquer coisa, desde mudar a forma como um aplicativo descentralizado é executado no Ethereum até descobrir como um tesouro descentralizado deve ser usado. Em suma, os DAOs são efetivamente o equivalente de governança corporativa para o espaço de aplicação descentralizado.

Como funciona um DAO?

O design específico por trás de um DAO pode variar de projeto para projeto, mas usamos DAOs no Ethereum como exemplo, já que é aí que grande parte dessa atividade acontece hoje.

Para começar, as regras de um DAO são descritas em um contrato inteligente publicado na blockchain Ethereum. Este contrato inteligente conterá todos os fundos de propriedade do DAO e as regras sobre como esses fundos podem ser gastos também estão descritas no contrato.

Além disso, o contrato inteligente da DAO também pode permitir alterações em um aplicativo descentralizado relacionado ao DAO. Por exemplo, os detentores de tokens DAO podem ser capazes de votar em mudanças que poderiam ser feitas para a operação de uma exchange descentralizada no Ethereum. No entanto, em muitos casos, a votação on-chain é usada para medir o sentimento do titular do token DAO sobre uma mudança específica para um aplicativo descentralizado, em vez de permitir a implementação automatizada dessa mudança.

Em geral, a ideia é que todos os envolvidos no DAO sejam capazes de tomar decisões coletivamente em vez de operar em uma abordagem hierárquica comumente encontrada nas estruturas empresariais tradicionais.

Bitshares e empresas autônomas descentralizadas (DACs)

Embora os DAOs estejam intimamente associados ao Ethereum devido ao fato de que esta é a primeira rede de criptomoedas onde o conceito ganhou popularidade e notoriedade, as primeiras origens do conceito DAO podem ser encontradas com bitshares e o conceito de empresas autônomas descentralizadas (DACs). Bitshares é um projeto que existia antes do Ethereum e grande parte do hype em torno do projeto Bitshares na época era sobre esses DACs. O termo corporação autônoma descentralizada acabou sendo substituído por organizações autônomas descentralizadas devido a preocupações legais.

A ideia com a Bitshares era criar uma espécie de banco autônomo descentralizado. Um dos principais pontos da Bitshares foi criar formas sintéticas do dólar americano que seriam mais descentralizadas do que as stablecoins centralizadas que se tornaram populares mais recentemente. Um usuário poderia colocar uma certa quantidade de BTS (o token subjacente do sistema Bitshares) como garantia para receber o BitUSD, que era um token que era para rastrear o valor do dólar americano.

Esse tipo de sistema pode ser visto como uma versão inicial de muitos dos tipos de aplicações financeiras descentralizadas (DeFi) que existem hoje no Ethereum e em outras plataformas.

Que “O DAO”?

Em termos de DAO no Ethereum em particular, “The DAO” foi a primeira grande tentativa de criar tal organização e também é o projeto mais infame que já existiu no espaço.

O DAO foi um projeto lançado no Ethereum em 2016. Ele foi capaz de levantar US $ 150 milhões ETH através de uma venda de token no Ethereum, mas havia uma vulnerabilidade nos contratos inteligentes associados ao DAO que levou um hacker a roubar grande parte dos fundos detidos por este DAO. Em resposta, a blockchain Ethereum foi efetivamente bifurcado para roubar fundos do hacker e devolvê-los para aqueles que detinham tokens DAO.

Toda a situação abalou toda a base do que o Ethereum deveria ter sido, já que “código é lei” era um mantra comum na comunidade antes deste evento. A reação contra essa reversão do que aconteceu na blockchain levou o Ethereum a se dividir em duas redes separadas, Ethereum e Ethereum Classic, apesar das tentativas da Fundação Ethereum e de outras entidades de se defender do valor da cadeia original do Ethereum (agora chamada Ethereum Classic), onde o HACKER DAO ainda tinha o controle dos fundos que eles foram capazes de obter de contratos inteligentes defeituosos.

Ações de Finanças Descentralizadas (DeFi)

Atualmente, a maioria dos DAOs estão vinculados a vários projetos DeFi no Ethereum e em outras plataformas. Por exemplo, MKR, é um token de governança para a plataforma MakerDAO, que é usada para criar tokens ERC-20 atrelados ao dólar que são apoiados por garantias na forma de ETH e outros tokens. Outro exemplo seria a UNI, que é o token de governança por trás da exchange descentralizada Uniswap.

Embora todos esses tokens de governança da DAO por trás dos projetos DeFi estejam definidos para crescer em valor à medida que os aplicativos DeFi crescem em popularidade, é importante olhar para a tokenômica específica por trás de cada um desses tokens para ter certeza de que esse é realmente o caso. A má tokenômica em alguns projetos levou a situações em que um aplicativo descentralizado se tornou bastante usado sem muito valor adicional acumulado até o token subjacente.

Os limites dos DAOs

Muitas vezes é difícil encontrar a verdadeira proposta de valor para os tipos de aplicativos baseados em blockchain que são construídos mais em torno de buzzwords do que casos de uso no mundo real. Os DAOs são outra área do ecossistema de criptomoedas onde o termo se tornou mais uma palavra de ordem do que qualquer outra coisa. Em muitos casos, algo pode ser chamado de DAO ou DeFi sem realmente ter muito no caminho da descentralização real.

Como mencionado acima, a tokenômica por trás de um token DAO é extremamente importante, uma vez que simplesmente se referir a um determinado projeto como o DAO não significa que o token necessariamente aumentará de valor à medida que o aplicativo por trás do DAO aumenta em popularidade. Além disso, um DAO que tem um ou um punhado de entidades controlando a grande maioria da oferta não oferece muito no caminho da descentralização. Se um ou um punhado de detentores de tokens controlarem a grande maioria das ações com direito a voto, então o nível de descentralização alcançado pela organização é mais sobre teatro do que qualquer outra coisa.

Outro problema potencial com os DAOs é que eles tendem a adicionar custos adicionais às suas aplicações relacionadas. Se alguém for bifurcasse o projeto relacionado ao DAO e removesse taxas ou outros aspectos da aplicação que deveriam fornecer valor aos detentores de tokens DAO, o valor do token DAO dos projetos poderia despencar da noite para o dia. Isso é efetivamente o que aconteceu quando o protocolo 0x foi bifurcado para remover a necessidade de usar um token proprietário associado à plataforma. Se você olhar para o Próprio Ethereum como um DAO, então você pode ver um fenômeno semelhante eventualmente ocorrer se as pessoas decidirem que preferem usar algo como rsk, que é uma sidechain Bitcoin, em vez de ter que usar um token separado, ETH, para pagamentos de gás.

É sempre importante ficar cético sobre qualquer coisa nova no espaço bitcoin e criptomoedas, pois houve muitas ideias ruins e golpes totalmente implementados ao longo dos anos. Dito isto, faria sentido continuar acompanhando a evolução do conceito DAO para ver que nível de valor ele pode adicionar a todo o ecossistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels shutterspeed 10468094

Tokens ERC721: o que são e como funcionam

pexels karolina grabowska 5980745

Bitcoins grátis: eles existem e como obtê-los