Menu
in

Deficiência civil 2024: notícias, requisitos, quantidade, o que muda

Desde 2024, o processo de reconhecimento da deficiência civil passou por mudanças significativas. O governo introduziu um novo sistema de avaliação funcional para estimar os graus de deficiência, com base na classificação internacional. Além disso, o Decreto de Deficiência 2024 fez mudanças significativas no processo de reconhecimento da deficiência civil.

Neste guia, veremos como a avaliação da deficiência civil muda e o que há de novo para quem se inscreve em 2024
.

Como a deficiência civil muda em 2024

Com a entrada em vigor da Lei nº 227, de 22 de dezembro de 2021, conhecida como “Lei-Quadro da Deficiência”, e a aprovação do Decreto de Deficiência 2024, o processo de reconhecimento da deficiência civil foi significativamente reformado. O Decreto, aprovado em 15 de abril de 2024 pelo Conselho de Ministros, introduz um novo sistema de avaliação que considera não apenas os aspectos médicos, mas também o contexto social e ambiental em que a
pessoa vive.

Notícias principais

As principais mudanças introduzidas pelo Decreto de Deficiência 2024 são:

  1. Nova definição da condição de deficiência: Além dos aspectos médicos, o contexto social e ambiental será avaliado.
  2. Avaliação multidimensional: Essa nova avaliação considera vários fatores, como meio ambiente, habilidades individuais e necessidades específicas, e é usada para a elaboração de um projeto de vida individual personalizado e participativo.
  3. Sala de controle: Estabelecimento de um órgão para determinar os níveis essenciais de desempenho das pessoas com deficiência.
  4. Uniformidade de desempenho: O desempenho será uniforme em nível nacional, evitando disparidades entre as regiões.
  5. Monitoramento e revisão periódica: revisões periódicas serão fornecidas para garantir que o desempenho e as acomodações permaneçam adequados.
  • Melhoria dos procedimentos de autorização de trabalho Lei 104: Os procedimentos para concessão de licenças a familiares que cuidam de pessoas com deficiência serão simplificados.
  • A partir de 17 de junho de 2024, um novo serviço de guia de vídeo personalizado e interativo também estará disponível para adultos com deficiências auditivas ou visuais.

    Requisitos para deficiência civil em 2024

    De acordo com as novas diretrizes do INPS, para serem considerados “civis mutilados e deficientes” é necessário ter deficiências que causem uma redução permanente na capacidade de trabalho ou dificuldade em realizar atividades adequadas à idade. A partir de 2024, a definição de deficiência se concentrará na integridade das funções corporais e na capacidade de
    participação social.

    Quantidade de deficiência civil em 2024

    O subsídio mensal por invalidez varia de acordo com a redução da capacidade de trabalho e os limites de renda estabelecidos pelo INPS. Para 2024, os limites de renda são fixados em 6.947,33 euros por ano para aqueles com uma redução parcial na capacidade de trabalho (de 74% para 99%). Os valores mensais do cheque são
    :

    • Deficientes, parcialmente cegos e surdos: 333,33 euros (aumento em comparação com 316,25 euros em 2023).
  • Pessoas absolutamente cegas que não estão hospitalizadas: 360,48 euros (aumento em comparação com 342,01 euros em 2023).
  • Limites de renda para deficiência civil 2024

    Os limites de renda para 2024 são:

    • Total de pessoas com deficiência, civis cegos e surdos e mudos: 19.461,12 euros (aumento em comparação com 17.920,00 euros em 2023).
  • Pessoas com deficiência parcial e menores: 5.725,46 euros (aumento em comparação com 5.391,88 euros em 2023).
  • Duração do subsídio civil por invalidez

    O subsídio mensal é pago por 13 mensalidades, a partir do mês seguinte à apresentação do pedido ou da data indicada pelas comissões de saúde competentes.

    Abolição das tabelas de deficiência a partir de 2025

    A partir de 2025, as tabelas percentuais para avaliação da deficiência serão abandonadas. O novo sistema usará a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a Classificação Internacional de Doenças (CID), integrando outros sistemas de avaliação reconhecidos internacionalmente
    .

    2024 marca um ano de mudanças importantes no reconhecimento da deficiência civil, com uma abordagem mais inclusiva e uma avaliação que leva em conta os aspectos sociais e ambientais, bem como os médicos. Essas inovações visam garantir maior equidade e uniformidade no desempenho, ao mesmo tempo em que melhoram os serviços oferecidos às pessoas com deficiência. Continue acompanhando o blog para obter mais atualizações e informações úteis sobre os benefícios e serviços disponíveis para pessoas com deficiência
    .

    Leave a Reply