A descontribuição do sul é um importante benefício de contribuição que visa apoiar o emprego nas regiões do sul da Itália. Graças à recente extensão aprovada pela Comissão Europeia, essa medida será válida até 2029, com uma diminuição progressiva
nas taxas de alívio.
O que é a Decontribuição do Sul?
A descontribuição do sul consiste em um desconto nas contribuições previdenciárias devidas pelos empregadores aos funcionários, com o objetivo de proteger o emprego em áreas desfavorecidas do sul da Itália. Introduzida para mitigar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19, esta instalação tem como objetivo apoiar empresas que operam em ambientes
socioeconômicos difíceis.
Processo regulatório e de extensão
A medida, inicialmente introduzida com o Decreto de agosto (Decreto-Lei nº 104, de 14 de agosto de 2020), foi posteriormente prorrogada pela Lei do Orçamento de 2021 (Lei nº 178, de 30 de dezembro de 2020), estendendo a isenção fiscal até 31 de dezembro de 2029. As taxas de alívio são fixadas
em:
- 30% até 31 de dezembro de 2025
A recente extensão, anunciada em 25 de junho de 2024 pelo Ministério do Trabalho e Políticas Sociais, estende a operação da medida até 31 de dezembro de 2024.
Quem tem direito a
A Decontribuição Sul é destinada a empregadores do setor privado, incluindo não empreendedores, com sede social ou unidades operacionais localizadas nas seguintes regiões:
- Abruzzo
- Basilicata
- Calábria
- Campânia
- Molise
- Apúlia
- Sardenha
Empresas com unidades operacionais nessas regiões podem se beneficiar do benefício, desde que o código de autorização “0L” seja inserido nas características de contribuição do cadastro da empresa.
Requisitos
Para se beneficiar da Decontribuição do Sul, os empregadores devem:
- Estar em conformidade com as obrigações de contribuição (DURC)
- Não tenha violações das regras para a proteção das condições de trabalho
Excluído
Os seguintes não podem se beneficiar da medida:
- Empregadores no setor agrícola e doméstico
- Órgãos públicos econômicos e instituições autônomas, habitação pública
- Empresas especiais e consórcios industriais
- Instituições morais e eclesiásticas
- Empresas que operam no setor financeiro e estão sujeitas a sanções da UE
Cálculo da descontribuição do Sul de 2024
O benefício corresponde a uma redução de 30% para 10% nas contribuições previdenciárias devidas, excluindo os prêmios e contribuições do INAIL:
- 30% até 31 de dezembro de 2025
O limite máximo de desembolso é fixado em:
- 300.000 euros para empresas dos setores de pesca e aquicultura
- 2 milhões de euros para outras empresas elegíveis
Exemplo de cálculo
Se um empregador precisar pagar contribuições do INPS de 100 euros, com um alívio de 30%, o custo será reduzido para 70 euros (30% de desconto). As contribuições do INAIL estão excluídas.
Como se inscrever para a descontribuição do sul
Os empregadores devem expor os trabalhadores com direito a alívio no fluxo da Uniemens. Os métodos específicos de exposição estão detalhados na Circular do INPS n. 90 de 27-07-2022.