Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Devo arriscar minhas economias em fundos mútuos?
Todo mundo quer bons retornos sem correr nenhum risco. Mas é possível obter esse retorno sem sequer investir seu próprio dinheiro? Se você está investindo suas economias, você deve estar disposto a assumir o risco de ganhar um retorno melhor do que a inflação. (Para saber como a inflação afeta suas economias, leia este artigo aqui) Esse investimento pode ser para alguns de seus objetivos futuros, como educação infantil, novo lar ou aposentadoria. No entanto, você pode estar preocupado em arriscar seu dinheiro ganho investindo em fundos mútuos, quando você poderia tê-lo colocado em um depósito fixo. E essa é uma dúvida válida.
Os fundos mútuos são conhecidos por serem arriscados. Eles não garantem retornos, como depósitos fixos. Mas eles são como uma partida de críquete. Quando o time indiano entra em campo, nem sabemos se eles vão ganhar o jogo. Há um enorme risco de perder, mas há uma oportunidade igualmente grande de ganhar. A menos que a equipe corra o risco de jogar o jogo, ela não pode saborear o sucesso. O mesmo se aplica aos fundos mútuos. A menos que você arrisque seu capital investindo-o, você não pode experimentar o outro lado dos fundos mútuos, ou seja, o potencial de obter um retorno ajustado pela inflação mais alto do que a maioria das outras opções, como FD, ouro físico, imóveis, etc.