Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Diferentes tipos de risco em fundos de ações
O risco de mercado é o principal risco que afeta os fundos de ações. O risco de mercado é o risco de perda de valor dos títulos devido a uma série de razões que afetam todo o mercado de ações. Assim, o risco de mercado também é referido como risco sistemático, ou seja, risco que não pode ser diversificado.
O risco de mercado pode ser atribuído a muitos fatores, como tendências macroeconômicas, crise econômica global, tensões geopolíticas ou mesmo mudanças regulatórias. O risco de preço das ações é o maior componente do risco de mercado que afeta os fundos de ações. Quando o mercado cai, todos os preços das ações influenciam uns aos outros, o que, por sua vez, afeta o desempenho de um fundo de ações. Além das fontes de risco de mercado acima, os fundos de ações também podem estar sujeitos ao risco cambial como um dos contribuintes para o risco de mercado. O risco cambial é relevante para fundos que investem em empresas que operam em vários países.
Como os fundos de ações investem em empresas de diferentes setores ou setores, eles estão expostos a riscos específicos do setor, ou seja, o risco de um desenvolvimento desfavorável que impacta negativamente as empresas dentro de um setor. Os fundos de ações também podem ser afetados pelo desenvolvimento desfavorável em torno de uma empresa, como uma mudança na administração ou na política da empresa. Isso é chamado de risco específico da empresa. Os riscos específicos da indústria e da empresa, também conhecidos como risco assistemático, podem ser mitigados por meio da diversificação.