O indicador de divergência de convergência média móvel (MACD) foi desenvolvido no final da década de 70 por Gerald Appel. Os comerciantes usam o indicador MACD para identificar mudanças no momento e direção de uma tendência.
O MACD é outro indicador técnico muito popular na negociação de ações, por isso é importante ter uma compreensão de como funciona e do que mostra.
O QUE É DIVERGÊNCIA MÉDIA MÓVEL
A divergência de convergência média móvel (MACD) é um indicador de tendência. Mostra a relação entre duas médias móveis e o preço de uma ação. Você pode até considerá-lo um indicador de impulso.
Por padrão, o MACD é calculado subtraindo a média móvel exponencial (EMA) de 26 períodos da EMA de 12 períodos (embora essas configurações possam ser personalizadas). Um MACD EMA de nove dias é o que chamamos de “linha de relatórios”. Isso é rastreado sobre o MACD e geralmente atua como um gatilho para sinais de compra ou venda.
O indicador MACD pode ser usado para identificar e confirmar tendências, pontos de virada e medir o momento. Muitas vezes prevê uma mudança na força, direção e impulso de um estoque.
INDICADOR MACD
O indicador MACD é geralmente usado em combinação com outros indicadores ou padrões gráficos para fornecer receitas e despesas comerciais. É baseado em três médias de séries móvel.
- uma média em movimento rápido (EMA)
- média lenta (EMA)
- a diferença entre eles, que é exibido como uma linha e um histograma
A média de movimento rápido é calculada com um tempo menor do que a média móvel lenta; essa diferença permite visualizar rapidamente as mudanças de preço.
Como ler o indicador MACD
O indicador de divergência de convergência média móvel tenta identificar tendências e funciona, tomando a tendência de longo prazo e comparando-a a uma tendência de curto prazo.
A ideia básica é que quando a tendência de longo prazo é
para cima, mas a tendência de curto prazo é para baixo, um trader pode querer procurar posições longas porque a tendência de longo prazo provavelmente se reafirma.
A mesma lógica se aplica quando você tem uma tendência de alta de curto prazo e uma tendência de baixa de longo prazo. No entanto, o indicador MACD é mais complicado do que isso. Um gráfico MACD mostra três números:
- Desenhe uma linha que mostre o quão distante sua EMA de curto prazo e sua EMA de longo prazo estão, portanto, se não houver diferença entre eles, a linha estará em zero.
- Outra linha mostra o quão longe seu EMA de curto prazo e seu EMA de longo prazo estão de seus EMAs.
- Finalmente, desenhe um histograma que mostre o quão longe essas duas linhas estão uma da outra.