Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
É difícil retirar meu investimento de fundos mútuos?
Você está preocupado em perder o acesso ao seu dinheiro depois de investir em um fundo mútuo? Na verdade, você terá total liberdade para retirar seu dinheiro sempre que precisar. Muitos investidores pensam que seu dinheiro está bloqueado, pois podem ter que passar por um processo de resgate complicado. Retirar seu dinheiro de um fundo mútuo pode ser tão fácil quanto retirar dinheiro do seu banco. Tudo o que você precisa fazer é fazer login na sua conta de fundo mútuo e clicar no botão “Resgatar”.
Você também pode enviar uma solicitação através do seu distribuidor ou visitar o escritório do fundo mútuo para enviar sua nota de resgate. O dinheiro é creditado em sua conta bancária registrada dentro de 3-4 dias úteis, dependendo do tipo de esquema em que você investiu, independentemente de você fazer a solicitação on-line ou por meio de um aplicativo físico. No caso de alguns fundos overnight ou líquidos, você também pode obter seu dinheiro no mesmo dia em que alguns AMCs oferecem um recurso de resgate instantâneo para seus investidores para investimentos de até INR 50.000. Como esses fundos destinam-se a estacionar o dinheiro excedente por alguns dias ou semanas, o recurso de resgate instantâneo permite que você atenda às necessidades imediatas de dinheiro, enquanto seu dinheiro pode obter alguns retornos. No entanto, você deve estar ciente das taxas de saída aplicáveis aos reembolsos.