Em nosso país para jovens com menos de 36 anos existe um Fundo de Garantia, criado para garantir a obtenção de um empréstimo para a compra da primeira casa equivalente a 100% do valor do imóvel. É uma instalação projetada especificamente para jovens e para outras categorias específicas: inquilinos de habitação social, pais solteiros, casais em que um dos dois componentes não chegou aos 36 anos.
Como solicitar financiamento
O Fundo de Garantia, na verdade, atua como fiador para a ignição de empréstimos de 100% para jovens.
Para solicitar uma hipoteca para jovens com menos de 36 anos, você deve entrar em contato com um dos bancos que aderiram a esse tipo de proposta. É de fato o banco que fornece aos jovens e casais que atendam aos requisitos acima com todas as formas necessárias para solicitar garantias ao Fundo fornecido pelo Estado italiano. As associações bancárias italianas oferecem listas constantemente atualizadas de todas as instituições bancárias que aderiram à iniciativa. Claramente, além dos requisitos relativos à idade do requerente para a hipoteca, também é necessário ter todos os necessários para a ignição de uma hipoteca sem o fundo de garantia. São, na verdade, pré-requisitos exigidos pelos bancos, que oferecem hipotecas para a compra da primeira casa exclusivamente para sujeitos com uma situação de crédito aceitável.
Os requisitos para solicitar uma hipoteca
Assim, a hipoteca de 100% para a compra da primeira casa pode ser solicitada por menores de 36 anos e por algumas categorias específicas. Lembramos ainda que essa oportunidade é oferecida apenas para quem tem um ISEE de menos de 40.000 euros, para a compra de um imóvel na Itália, que não é de luxo, e que é usado como primeira casa pelo comprador. As hipotecas obtidas, portanto, não podem exceder 250.000 euros e não podem ser iluminadas por sujeitos que já possuem outra propriedade na Itália. Além disso, o empréstimo subsidiado com o Fundo de Garantia é oferecido exclusivamente a cidadãos italianos ou estrangeiros em posse de uma autorização de residência regular. Além disso, você precisa de todas as características necessárias para a ignição de uma hipoteca “clássica”, por isso ter uma renda demonstrada suficiente para pagar as parcelas, estar em posse de um contrato de trabalho ou ser um trabalhador autônomo.
Taxas de juros e parcelas
Quem compra uma casa com hipoteca para jovens com menos de 36 anos também pode desfrutar de alguns incentivos fiscais, que certamente ajudam a reduzir as despesas gerais incorridas para esse tipo de financiamento e para a compra de um imóvel. As taxas de juros são geralmente semelhantes às obtidas para uma hipoteca tradicional, mas claramente depende muito do banco que você está mirando. No entanto, você tem a possibilidade de escolher entre taxa fixa e variável, uma questão a ser acordada diretamente com o banco; alguns contratos hipotecários também preveem a possibilidade de renegociação de taxas após 5-10 anos. Lembramos que na Itália não é possível que os bancos consertem uma parcela hipotecária que exceda 30% da renda total da família