Menu
in

Entendendo o risco em fundos mútuos

Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.

Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.

Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.

O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.

Entendendo o risco em fundos mútuos

Você emprestou 5 euros ao seu amigo que tem um juro inicial de @8% (maior do que a taxa bancária atual de 7%). Mesmo que você o conheça há anos, você ainda corre o risco de que ele não devolva seu dinheiro a tempo ou não possa pagar. Além disso, a taxa bancária pode subir para 8,5%, enquanto você está preso a 8%.

Da mesma forma, os fundos de dívida investem seu dinheiro em títulos remunerados, como títulos e instrumentos do mercado monetário. Esses títulos prometem fazer pagamentos regulares de juros a esses fundos. Portanto, os fundos de dívida estão sujeitos a três grandes riscos, como você ao emprestar dinheiro a amigos.

  • Em primeiro lugar, como esses fundos investem em títulos remunerados, seu NAV flutua com a evolução das taxas de juros (risco de taxa de juros). Os preços desses fundos caem quando as taxas de juros sobem e vice-versa.
  • Em segundo lugar, estes fundos estão sujeitos ao risco de crédito, ou seja, ao risco de não receberem pagamentos regulares dos títulos subjacentes (por exemplo, obrigações) em que investiram.
  • Na pior das hipóteses, esses fundos podem enfrentar o risco de inadimplência quando o emissor do título não faz o pagamento prometido. Quando um título na carteira subjacente de um fundo de dívida não cumpre os seus pagamentos, tal afeta a componente de rendimento de juros do fundo, afetando negativamente o retorno total do fundo.

Leave a Reply