À medida que o mercado de ativos digitais continua crescendo, os investidores estão procurando novas maneiras de se expor às criptomoedas, e uma das maneiras mais fáceis é por meio de fundos negociados em bolsa (ETFs).
Após a aprovação histórica dos ETFs de Bitcoin à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), os investidores estão se perguntando se outras criptomoedas proeminentes, como o Ether, poderiam lançar seus próprios ETFs à vista.
Neste artigo, a Investing News Network (INN) explorará o mundo do Ethereum e analisará as previsões de especialistas para o futuro dos ETFs spot da Ethereum.
O que é Ethereum?
O Ethereum é uma plataforma blockchain descentralizada e de código aberto. Embora o Bitcoin tenha legitimado o conceito de moeda digital peer-to-peer (P2P), o Ethereum expandiu a ideia. A plataforma permite que os desenvolvedores de software criem aplicativos descentralizados que são executados no blockchain, chamados DApps, e contratos inteligentes, que são acordos autoexecutáveis com termos escritos diretamente no código. A rede também suporta uma moeda digital chamada Ether, usada para pagar taxas de transação e serviços computacionais na rede Ethereum
.
ETFs Ethereum
Um ETF é um tipo de fundo de investimento que mantém uma coleção de ativos subjacentes e é negociado como uma única ação em um mercado, oferecendo aos investidores exposição ao desempenho de um determinado mercado, mercadoria ou classe de ativos sem exigir que eles invistam diretamente nele.
Nesse caso, os ETFs da Ethereum acompanham o desempenho financeiro da criptomoeda Ether e permitem que os investidores usem bolsas tradicionais e regulamentadas para se beneficiar das mudanças de preço da Ether.
Isso significa que eles podem evitar processos técnicos complicados, como configurar e gerenciar portfólios de criptomoedas, navegar por bolsas descentralizadas ou entender a tecnologia blockchain subjacente.
ETF Ethereum Spot versus ETF Futuros
Os ETFs Spot Ethereum mantêm os ativos subjacentes que pretendem rastrear, enquanto os ETFs futuros do Ethereum não. Em vez disso, os ETFs de futuros ganham exposição rastreando o preço dos contratos futuros, que são derivativos financeiros que representam um acordo para comprar ou vender um ativo a um preço e data fixos no futuro. Os ETFs de futuros tendem a envolver riscos adicionais, como discrepâncias de preços entre os mercados futuros e
à vista.
Quais empresas solicitaram a aprovação dos ETFs Ethereum Spot?
Oito instituições aguardam a aprovação da SEC para ETFs de Ethereum à vista: BlackRock, VanEck, ARK 21Shares, Grayscale, Fidelity, Invesco e Galaxy Digital por meio de uma proposta conjunta, além da Franklin Templeton, que é a empresa financeira mais recente a se inscrever, tendo feito isso em fevereiro.
A
VanEck foi a primeira instituição a se inscrever em julho de 2021, mas a SEC adiou repetidamente sua decisão sobre essa e outras solicitações em várias ocasiões. A Cboe Digital, braço de criptomoedas da Cboe Global Markets e uma das poucas bolsas dos EUA aprovadas para oferecer futuros de Bitcoin e Ether com margem, apresentou a última solicitação de VanEck, junto com a proposta em nome da ARK 21Shares, em 6 de setembro de 2023
.
Também em setembro, pouco antes de solicitar ETFs à vista da Ethereum, a Grayscale se inscreveu para oferecer ETFs futuros da Ethereum, uma medida que alguns analistas consideraram estratégica, com o objetivo de forçar a SEC a aprovar ETFs à vista da Ethereum. A demanda subsequente da Grayscale de converter seu fundo Ethereum em um ETF Ethereum à vista em outubro de 2023 fez com que as ações subissem 6,15%
, indicando demanda.
Os reguladores da SEC anunciaram poucos dias antes do prazo original de 26 de dezembro que adiariam a decisão sobre os ETFs spot da VanEck e os ETFs futuros de Ethereum da Grayscale até 23 de maio, citando a necessidade de uma análise mais aprofundada das complexas questões regulatórias envolvidas.
Recentemente, representantes da Coinbase se reuniram com a SEC para apresentar a proposta da Grayscale, na esperança de influenciar os reguladores a seu favor. Durante a reunião, a Coinbase disse que fez uma parceria com a Bolsa Mercantil de Chicago para monitorar de perto as atividades comerciais de fraude e manipulação. Eles concordaram em compartilhar informações para garantir transparência e conformidade regulatória
.
Dada a atual dinâmica de preços do Ethereum e a espera pela próxima decisão da SEC sobre ETFs de Ethereum à vista, investidores e observadores do mercado estão observando de perto como esses fatores podem influenciar o crescimento futuro e a adoção geral da segunda maior criptomoeda do mundo.