in

Etherscan: o que é e como funciona

O blockchain normalmente envolve um livro-razão distribuído publicamente. Qualquer pessoa pode procurar a atividade que ocorre em qualquer rede blockchain.

Existem redes de privacidade como o Monero (XMR), onde você não pode ver os valores enviados, mas você ainda pode ver o remetente e o destinatário. Enquanto isso, com redes públicas como o Ethereum, você pode ver tudo: o remetente, destinatário, valor e o que foi enviado, hash de transação, taxa de gás e taxa total de transação.

No entanto, ainda precisa haver uma interface de usuário que as pessoas possam facilmente olhar para encontrar todas essas informações, e é aí que entra o Etherscan.

O Etherscan é um explorador de blockchain desenvolvido publicamente para navegar em todos os dados de blockchain que estão no Ethereum, o que é muito. Não é necessário registro, embora você possa criar uma conta se desejar, e todas as informações são gratuitas. Embora o Etherscan não seja o único explorador de blockchain (existem exploradores de blockchain para Solana, Cosmos, Cardano, Binance, Cronos, etc.), será o foco deste guia.

O que você pode fazer com etherscan

Embora o Etherscan não seja uma carteira Ethereum, é uma ferramenta poderosa para usuários do Ethereum. Há uma variedade de maneiras que você pode usar etherscan a seu favor.

Se você está procurando rastrear sua atividade de carteira, atividade de carteira de baleia, taxas de gás ou até mesmo distribuições e transações específicas de tokens, o Etherscan pode ajudar. Para usar o Etherscan, você pode simplesmente colar um endereço de carteira, hash de transação, bloquear o ID ou nome de token na barra de pesquisa e ver todas as informações relevantes.

Continue lendo para saber mais maneiras de usar o Etherscan:

Monitoramento de conta/endereço

Embora você não precise criar uma conta no Etherscan, pode ser útil fazê-lo. As contas registradas podem definir notificações para quando as transações ocorrem para um endereço específico (como o seu próprio), um ativo específico e podem adicionar endereços a uma lista de verificação para rastrear seus investimentos ou os de outra pessoa.

Você pode receber um e-mail sempre que uma nova transação ocorrer para sua carteira. O e-mail conterá informações como o endereço de envio, o que está incluído, custos de gás, hash de transação e muito mais.

| do Ethereum Gas Tracker

O Etherscan fornece uma maneira conveniente de verificar os preços atuais de gás na rede Ethereum. Você pode ver a quantidade de gás que você deve pagar para processamento de transações de baixa, média e alta prioridade. Você também pode ver os custos estimados de algumas transações, como uma troca na Uniswap ou a venda de um NFT no OpenSea. Há também um gráfico mostrando o tempo de confirmação em relação ao preço da gasolina. Abaixo desta informação você pode ver os 50 maiores comedores e gastadores de gás.

Verificação de contrato inteligente

Existem algumas maneiras úteis de usar o Etherscan com contratos inteligentes. A primeira maneira é verificar se um contrato inteligente tem o código fonte correto e é isso que ele afirma.

Para fazer isso, você pode simplesmente copiar e colar o endereço de contrato inteligente de uma transação que você está prestes a fazer no Etherscan para verificar rapidamente se ele está realmente vendendo um ativo no OpenSea e não fazendo outra coisa. Isso ajuda a evitar situações em que uma aplicação descentralizada foi comprometida.

Em conjunto com isso, os usuários podem conectar sua carteira Ethereum com o Etherscan e definir permissões para contratos inteligentes. Eles podem optar por revogar permissões para determinados contratos e também ver todas as permissões que aprovaram para sua carteira.

Informações e análises de token eRC-20

Com o Etherscan, você pode simplesmente digitar qualquer nome de token Ethereum na barra de pesquisa, como SHIB, ENS ou UNI. Você pode então ver a quantidade desse token em circulação, o preço atual, capitalização de mercado, número de detentores, número de transferências, contrato e cada transação envolvendo esse token.

O uso do Etherscan ao procurar um novo ativo de interesse é útil, pois você pode facilmente ver a distribuição de tokens observando os titulares, o que pode ajudar a decidir se um ativo está sendo manipulado por baleias ou é distribuído de forma desigual.

Esta é uma forma difícil de analisar sem um explorador de blocos. Sites como CoinMarketCap e CoinGecko podem mostrar a capitalização de mercado e o preço de um token, mas você não pode analisar o token sem o Etherscan.

Você pode determinar a distribuição de tokens, ver quais carteiras estão comprando ou vendendo mais, quanto cada carteira contém e, em alguns casos, a identidade geral do titular, como uma troca.

Por que os Exploradores de Etherscan e Block são ferramentas poderosas

Como vimos neste guia, há uma série de maneiras úteis que você pode usar um explorador de blocos como o Etherscan para ajudar na pesquisa e rastreamento de criptomoedas.

A melhor parte é que é um serviço gratuito que você pode acessar a qualquer momento sem restrições como um espectador anônimo. Se você se cadastrar, você pode acessar informações mais personalizadas, mas a escolha é sua. Além disso, como mencionado acima, Etherscan não é o único explorador de blocos lá fora.

Se você usar Cardano, Solana, Binance ou qualquer outra rede blockchain, existem exploradores para eles, e você deve considerar usá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

invest crypto 51

Onde gastar Bitcoin: dicas práticas

pexels alesia kozik 6770774

Bitcoin e vida cotidiana: dicas práticas sobre como integrá-los