Obter um retorno sobre a criptomoeda é um problema de botões de atalho que evoca algumas imagens mentais. Por um lado, a imagem da criptografia como um esquema Ponzi gigante persiste na mente de muitas pessoas. Para outros, embora não acreditem que a criptografia seja uma farsa, eles acham que é uma espécie de enriquecimento rápido, bom demais para ser um esquema real para cometer assassinato enquanto dura.
Mas essas formas são definidas pelo alto risco e pelo alto retorno, sem manter a verdadeira natureza das criptomoedas e o que realmente é a emoção do jogo para algumas pessoas. Isso quer dizer que, para o investidor intrépido, a criptografia tem o potencial de produzir recompensas atraentes.
O que é desempenho?
Primeiro, vamos definir o rendimento.
Em finanças, o retorno descreve a quantidade de dinheiro gerada em um ativo durante um determinado período. Ele expressa a receita obtida com base no investimento inicial e seu valor de mercado atual. O período especificado pode ser mensal, trimestral e assim por diante, mas é principalmente anual.
O desempenho está fortemente associado ao risco, com alto risco geralmente correspondendo a um maior potencial de retorno.
Essa descrição resume sucintamente a própria natureza dos investimentos em criptomoedas, nos quais o valor de uma criptomoeda pode cair repentinamente ou uma plataforma DeFi simplesmente falhar.
Maneiras legítimas de obter retornos de criptomoedas
Ao contrário de outras formas de ganhar dinheiro com criptomoedas, como arbitragem ou day trading, o retorno representa investimentos que permitem que você ganhe dinheiro enquanto dorme. Vamos descobrir algumas maneiras de obter retornos no mundo das criptomoedas.
#1. Agricultura de desempenho
Não deixe o jargão confundir você. A agricultura de rendimento despojada ocorre quando você empresta sua criptomoeda a um protocolo DeFi em troca de mais criptografia. Normalmente, o protocolo empresta dinheiro aos investidores que desejam entrar e sair de posições no mercado. O protocolo então recompensa você com uma parte das taxas, juros e tokens da plataforma.
A agricultura de rendimento foi introduzida pelo protocolo Synthetix DeFi, mas só explodiu quando a Compound começou a distribuir seu token COMP nativo para usuários que bloquearam sua criptografia na plataforma.
A agricultura produtiva se tornou um grande sucesso graças ao apelo dos tokens gratuitos e ao atraente interesse em depósitos de criptomoedas.
Embora tenha esfriado um pouco durante o inexorável mercado baixista de 2022, a prática continua sendo uma forma legítima de obter retornos com a criptografia, com várias novas empresas e OGs, como Compound, Synthetix, Aave e Curve, oferecendo o serviço.
No entanto, a agricultura produtiva é mais do que riqueza e riqueza. Estamos falando de riscos como perda impermanente, falha de contrato inteligente, rasgos e muito mais. O potencial de desempenho, no entanto, pode ser um consolo para pessoas que desejam se aprofundar.
#2. Estacando
O staking criptográfico significa fazer com que sua criptomoeda trabalhe para você. Os blockchains que usam mecanismos de consenso de prova de participação (PoS) permitem que você se concentre em sua criptomoeda nativa e se torne um validador sobre quem você se qualifica para ganhar juros.
O
Ethereum é o blockchain PoS de maior perfil após sua migração histórica para o PoS em setembro de 2022. Para se qualificar como validador no Ethereum, você precisa depositar 32 ETH.
Entre nas piscinas de pico. Isso permite que investidores que não conseguem aumentar a quantia necessária participem de um blockchain, com os ganhos divididos proporcionalmente. Várias bolsas oferecem suporte ao pool staking, como Binance e Coinbase.
Embora não seja isento de riscos, o staking de criptomoedas oferece uma oportunidade de obter retornos decentes que estão anos-luz à frente dos escassos ganhos dos instrumentos financeiros convencionais. De acordo com dados do Staking Rewards, a grande maioria dos ativos criptográficos tem um retorno anual de mais de 11%.
#3. Fornecendo liquidez
Contribuir para um pool de liquidez é uma estratégia de retorno popular em bolsas descentralizadas, como Uniswap ou 1inch.
Parece complicado, mas na verdade está apenas criando um mercado para pessoas que desejam negociar entre dois tokens.
Por exemplo, você pode contribuir com $100 Ethereum e $100 USDC para um pool no Uniswap. O pool ajudará os usuários do Uniswap a trocar seu Ethereum por USDC ou vice-versa.
Os provedores de liquidez coletam os benefícios de cada transação, chegando ao ponto de receber uma porcentagem das taxas cobradas em cada swap.
Existem alguns perigos em fornecer liquidez (como bugs de contratos inteligentes e perdas impermanentes), mas essa continua sendo uma forma confiável de obter um retorno significativo em bolsas descentralizadas.
As plataformas populares para fornecer liquidez são todas as maiores bolsas descentralizadas, como:
- Uniswap
- 1 polegada
- Trader Joe
- Troca de panquecas
- Orca
- Convexo
#4. Hodling
Agora, para nossa última entrada, adicionaremos uma que não está realmente gerando retorno no sentido tradicional.
HODLing é um conceito que atingiu a infâmia e o uso de criptomoedas quando um usuário bêbado escreveu incorretamente “espere” e, ao fazer isso, deu aos investidores em ativos digitais um apelido para uma poderosa estratégia de investimento.
O HODLers evita o medo, a incerteza e a dúvida (FUD) e o medo de perder (FOMO). Eles têm “mãos de diamante”, o oposto de “mãos fracas” — principalmente investidores que vendem ao menor sinal de turbulência no mercado.
O HODLing não oferece retorno, mas funcionou muito melhor do que buscar grandes retornos em sites como FTX ou Celsius. Às vezes, simplesmente manter seus ativos em um portfólio pessoal resultará em maiores ganhos, independentemente de qualquer retorno.
Como disse Scott Galloway, professor de economia da NYU: “As pessoas mais inteligentes em finanças fazem uma coisa: compram uma cesta de ações (ETFs, MFs)… E eles não olham mais para isso.” Substitua ETF e MF e a afirmação é verdadeira.
Um método arriscado: emprestar
O empréstimo criptográfico é um produto DeFi que permite depositar criptomoedas em um serviço de empréstimo de criptomoedas e obter retornos. O dinheiro depositado é emprestado aos mutuários, que o reembolsam com juros.
Os credores de criptomoedas podem ser centralizados ou descentralizados.
Infelizmente, os empréstimos levaram a alguns dos maiores desastres de criptomoedas, com entidades como Celsius Network, BlockFi e Voyager falindo após emprestar fundos de clientes e perdê-los no mercado. É um olho roxo gigante para toda a indústria.
Por outro lado, empréstimos descentralizados, como os encontrados no Compound e no MakerDAO, tiveram bastante sucesso e conseguiram resistir à tempestade nos últimos anos.
É um aspecto interessante que vale a pena observar, mas é importante entender o risco significativo envolvido.
Tenha cuidado ao buscar retornos
É empolgante que existam várias maneiras legítimas de obter retornos com criptomoedas. A criptomoeda evoluiu de uma simples negociação especulativa para DeFi e para formas inovadoras de criar riqueza. Há apenas uma ressalva: embora essas formas possam fazer com que você faça transações bancárias, elas também podem fazer com que você perca dinheiro com a mesma rapidez.
Se você decidir colocar seu dinheiro em qualquer lugar, lembre-se sempre de duas coisas: faça sua devida diligência e invista dinheiro que você possa perder.