Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Existe uma vantagem em investir em fundos com uma carga de saída?
Consideramos um Fundo Equilibrado, que visa proporcionar crescimento e valorização do capital no lado do capital próprio e rendimento e estabilidade do lado da dívida. Este regime continua a comportar um risco considerável, uma vez que a quota de capital próprio pode atingir os 60%. Isso só é recomendado para investidores com um apetite saudável por risco e um horizonte de tempo de longo prazo.
A equipe de gerenciamento de fundos de tal esquema idealmente só desejaria investidores de longo prazo que compartilhassem sua crença de que permanecerão investidos por um longo período, de pelo menos 3 anos. Assim, o fundo pode impor uma taxa de saída de 1% para todos os reembolsos feitos antes de 3 anos. Nesse caso, o fundo não afeta diretamente a liquidez, mas desencoraja os investidores a sair antes de um período de 3 anos.
A vantagem para o esquema viria do fato de que todos os investidores estão alinhados a um horizonte de tempo mais longo. Isso seria um fator reconfortante para o gestor do fundo, o que lhe permitiria escolher ações com esse pensamento em mente. De acordo com o gestor do fundo, tal estratégia permitiria um melhor desempenho do fundo, pois não haveria investidores de curto prazo e reembolsos que afetam uma estratégia de longo prazo.