Index du contenu:
Tendência das bolsas de valores europeias
As bolsas de valores europeias fecharam o dia em nenhuma ordem específica, com o Ftse Mib na Piazza Affari registrando uma queda de 0,2%, fechando em 34.472 pontos. Os investidores acompanharam de perto os relatórios trimestrais das empresas, que mostraram resultados mistos. Em particular, Leonardo teve um aumento de 3,7% graças a um novo acordo com a GDHF para o fornecimento de dez helicópteros, enquanto a Ferrari caiu 7,1%, apesar da confirmação da orientação, devido a
uma queda nas entregas.
Concentre-se nas eleições e políticas monetárias dos EUA
O dia da eleição presidencial dos EUA atraiu a atenção dos investidores, com destaque para a reunião do Fed que será concluída na quinta-feira. Espera-se um possível corte nas taxas de juros em 25 pontos base. O Banco da Inglaterra também se reunirá na quinta-feira, com expectativas de uma redução de 0,25% no custo do dinheiro. Essas decisões podem ter um impacto significativo nos mercados financeiros globais.
Indicadores econômicos e matérias-primas
Na
frente macroeconômica, o índice de serviços ISM mostrou um aumento além das expectativas, atingindo 56 pontos, o nível mais alto dos últimos dois anos. Esse número sugere uma recuperação da atividade econômica nos Estados Unidos.
No mercado de títulos, o spread do Btp-Bund caiu para 125 pontos base, com o rendimento italiano de 10 anos em 3,67% e o do benchmark alemão em 2,42%.
Tendências de commodities e Forex
No setor de matérias-primas, o petróleo Brent ultrapassou 76 dólares por barril, apoiado pelo atraso nos aumentos de produção da OPEP+ e pelas tensões geopolíticas no Oriente Médio. O ouro se manteve estável em torno de 2.740 dólares
a onça. No mercado de câmbio, a taxa de câmbio euro/dólar voltou acima de 1,09, enquanto o dólar/iene flutuou na área de 152.
Em resumo, o dia das eleições presidenciais dos EUA levou a um fechamento cauteloso das bolsas de valores europeias, com os investidores esperando desenvolvimentos significativos nas frentes política e econômica.