Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira.
Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Fundos de índice e riscos associados
Os fundos de índice são fundos mútuos gerenciados passivamente que simplesmente copiam um índice de mercado popular, como o Sensex ou o Nifty. Embora os fundos de índice tenham relativamente menos risco de mercado do que os fundos gerenciados ativamente, o gestor do fundo tem capacidade limitada de gerenciar correções agudas porque o fundo deve manter todos os títulos do índice na mesma proporção. Não pode mais comprar ações subvalorizadas ou vender ações supervalorizadas para aproveitar essas correções de mercado.
Como os fundos de índice rastreiam índices de mercado específicos, eles acabam com uma carteira de ações consolidadas dentro de um segmento de mercado específico, seja ele de grande capital, small caps, multicaps, ações de bancos, títulos corporativos, etc. Por isso, limitam o universo de seleção do investidor.
Apesar de imitar um índice de mercado
, esses fundos não fornecem o mesmo retorno que o índice de mercado devido à presença de um erro de rastreamento. Um índice de mercado não envolve nenhum custo quando sofre uma mudança de composição, ou seja, quando um determinado título é adicionado ou removido dele. Um fundo de índice deve arcar com o custo de transação para garantir que sua carteira reflita a do índice. Além disso, pode haver um atraso quando as ações ou o peso de ações individuais em um índice sofrem alguma alteração. Isso reduz o desempenho do Fundo de Índice em relação ao seu retorno de índice.