Menu
in

Guia do bônus de primeira casa de 2024 para jovens com menos de 36 anos

As instruções do IRS relacionadas ao primeiro bônus residencial com menos de 36 anos foram atualizadas para 2024. Este benefício visa incentivar a compra de sua primeira casa por jovens com um ISEE não superior a 40.000 euros. O Milleproroghe 2024, convertido em lei, estendeu
o benefício.

Qual é o primeiro bônus em casa para menores de 36 anos

O bônus de “primeira casa com menos de 36 anos” em 2024 é uma vantagem fiscal para jovens com menos de 36 anos que compram sua primeira casa. A Lei do Orçamento de 2024 e o Decreto Milleproroghe 2024, convertidos em lei, prevêem isenções fiscais e créditos fiscais para facilitar a compra de uma primeira casa para aqueles com um ISEE não superior a 40.000 euros por
ano.

Como funciona o primeiro bônus residencial com menos de 36 anos em 2024

As instruções atualizadas da agência tributária deixam claro que:

  • o contrato preliminar de compra de casa deve ser registrado até 31 de dezembro de 2023.
  • o ato final, também para a transferência de propriedade das cooperativas de construção para os associados, deve ser assinado até 31 de dezembro de 2024.
  • a compra deve dizer respeito à primeira casa residencial e o comprador deve ter menos de 36 anos com um ISEE não superior a 40.000 euros por ano.
  • Descontos reconhecidos pelo bônus abaixo de 36 em 2024

    O primeiro bônus para uma casa com menos de 36 anos em 2024 inclui:

    • isenção de registro, hipoteca e imposto cadastral para atos transferíveis para consideração da propriedade de “primeiras casas” de residência (excluindo as categorias cadastrais A1, A8 e A9).
    • crédito fiscal igual ao IVA pago por compras sujeitas a IVA, utilizável em 2025.
  • isenção de impostos de registro, selo, hipoteca e cadastrais e de impostos sobre concessões governamentais para empréstimos concedidos para compra, construção e renovação de propriedades residenciais.
  • Requisitos para o primeiro bônus de casa abaixo de 36

    O bônus foi devido àqueles que atenderam aos seguintes requisitos:

    • não ter atingido 36 anos de idade no ano civil em que o documento foi redigido.
    • ter um ISEE não superior a 40.000 euros por ano.
    • não ser proprietários dos direitos de propriedade, usufruto, uso e residência de outra casa no Município onde o imóvel a ser adquirido está localizado.
    • não possua outra propriedade comprada com o primeiro benefício residencial (nem a venda dentro de um ano após a nova compra).
    • ter a residência no Município do imóvel adquirido ou transferi-lo dentro de 18 meses após a compra.

    As propriedades elegíveis para o benefício são aquelas classificadas nas categorias cadastrais A/2, A/3, A/4, A/5, A/6, A/7 e A/11, e os acessórios classificados como C/2, C/6 e C/7.

    Como se inscrever para o bônus de primeira casa para jovens

    O pedido de primeiro bônus residencial para jovens menores de 36 anos em 2024 pode ser enviado diretamente ao banco ou intermediário financeiro participante, usando os formulários disponíveis no site da agência tributária. Os atos finais assinados entre 1º de janeiro de 2024 e 29 de fevereiro de 2024 podem aproveitar o bônus como um crédito fiscal que pode ser usado em
    2025.

    Expiração do primeiro bônus de casa abaixo de 36

    O bônus expira em 31 de dezembro de 2024 para aqueles que assinaram o contrato preliminar até 31 de dezembro de 2023 e assinaram o contrato final até 31 de dezembro de 2024.

    Exclusões

    A concessão não é permitida para a compra de casas nas categorias cadastrais A/1, A/8 e A/9. Aplica-se a todos os atos que envolvam a transferência de propriedade a título oneroso ou o estabelecimento de direitos reais de gozo.

    Outra ajuda para comprar uma primeira casa

    Apesar da abolição do primeiro bônus residencial com menos de 36 anos desde 2024, os jovens podem acessar o financiamento subsidiado graças ao Fundo Consap. Para obter mais informações sobre bônus de primeira casa, consulte os guias dedicados
    .

    Leave a Reply