Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Há alguma penalidade se eu optar por me retirar mais cedo?
Cada esquema de tempo aberto oferece liquidez com liberdade quase completa, ou seja, sem restrições sobre o tempo ou o valor do reembolso. No entanto, alguns esquemas podem especificar uma carga de saída.
Por exemplo, um esquema especifica uma carga de saída de 1%, se resgatada dentro de 1 ano. Isso significa que, se um investidor investisse em 1º de abril de 2016, qualquer reembolso feito até 31 de março de 2017 atrairia uma multa de 1% no NAV. Se um investidor resgatar em 1º de fevereiro de 2017 com o NAV em ₹ 200, então ₹ 2 seria deduzido e apenas ₹ 198 por unidade seria devolvido ao investidor.
Todas as informações sobre cargas de saída geralmente são mencionadas nos documentos relacionados ao esquema. Por exemplo, uma ficha informativa do fundo ou um memorando de informação fundamental conteria essas informações.