Todos os anos,
traz uma série de novas criptomoedas e plataformas à atenção dos investidores, e este ano é a vez da Hedera Hashgraph. Seu token nativo HBAR superou a maioria das outras moedas principais nas últimas semanas, tendo subido 142% desde 1º de janeiro (em comparação com 50% para bitcoin e 43% para ethereum).
No entanto, não é uma plataforma totalmente nova, tendo lançado sua mainnet em versão beta em setembro de 2019. Desde então, continuou a se desenvolver quase sob o radar, negligenciado em uma indústria onde plataformas mais novas como Solana, Avalanche e Aptos atraíram mais hype como potenciais “assassinos do Ethereum”.
No entanto, nos últimos meses, a Hedera Hashgraph conseguiu se posicionar de forma mais convincente como um rival em potencial para o Ethereum, graças a uma combinação de atualizações, crescimento e novas parcerias. E, embora possa nunca superar o Ethereum como uma rede de primeira linha, sua eficiência e escalabilidade superiores podem torná-lo a plataforma que as empresas acabam usando para suas necessidades de blockchain.
Por que o Hedera Hashgraph está subindo agora
Começando com as razões de curto prazo para os recentes aumentos de preços da HBAR, a criptomoeda desfrutou de um grande rali em 7 de fevereiro, quando passou de US $ 0,069058 para US $ 0,077016 em cerca de uma hora. Este foi um aumento de 11,5%, e foi causado pelo anúncio de que a gigante multinacional de tecnologia dos EUA Dell estava se tornando membro do Conselho de Administração da Hedera Hashgraph, juntando-se ao Google, IBM e Boeing (entre vários outros pesos pesados).
Este anúncio não significa apenas que a Dell desempenhará um papel na governança do Hedera Hashgraph e gerenciará um nó Hetera, mas também que deseja usar a tecnologia da plataforma. Em particular, a Dell usará a tecnologia da Hedera para desenvolver aplicativos descentralizados para computação de borda, que é um ramo relativamente novo da computação relacionado à tecnologia inteligente e à Internet das Coisas.
Em outras palavras, é um endosso maciço para a Hedera que um dos maiores nomes da tecnologia a tenha escolhido como um trampolim para explorações na tecnologia de contabilidade distribuída. E, como observado acima, isso desencadeou um rali que continuou por vários dias, com o HBAR fechando em US $ 0,098084 – uma alta de oito meses – em 13 de fevereiro, marcando um ganho de 42% em relação a 7 de fevereiro.
No entanto, as fortunas recentes da HBAR começaram algum tempo antes de fevereiro, com a moeda começando a subir de forma constante a partir de 1º de janeiro. De fato, como observado acima, o preço mais do que dobrou desde o Ano Novo e até 13 de fevereiro aumentou 168% em comparação com o preço de 1º de janeiro.
Houve alguma notícia em particular que desencadeou esse surto? Bem, na verdade não, porque o que é o principal responsável pelos ganhos da HBAR este ano foi o crescimento orgânico e a adoção do Hedera Hashgraph.
Existem vários indicadores desse crescimento. Talvez o mais impressionante, a conta de Hedera no Twitter anunciou em 13 de fevereiro que sua rede havia processado quatro bilhões de transações até o momento. O que é notável sobre isso é que ultrapassou três bilhões recentemente em 22 de janeiro, indicando que sua rede está crescendo exponencialmente.
Para colocar isso em perspectiva, a Cardano – que lançou sua rede principal em 2017 – processou um total de 61,6 milhões de transações até o momento, de acordo com a Cardanoscan. Sim, algumas das transações da Hedera (e da Cardano) serão triviais (ou seja, envolverão apenas a troca de metadados), mas o fato de que a maioria não é indicado pelo crescente valor total da rede bloqueada e seu crescente número de dapps e parcerias.
O valor total do Hedera bloqueado aumentou 95% desde 1º de janeiro e 215% desde meados de agosto, quando a SaucerSwap (sua maior exchange descentralizada) foi lançada. Embora permaneça em um bastante modesto US $ 45,71 milhões (em comparação com US $ 126 milhões para Cardano e US $ 30 bilhões para Ethereum), subiu mais rápido do que a TVL do que muitas outras cadeias (por exemplo, Avalanche cresceu 31,5% e Solana 32% desde 1º de janeiro).
Muito disso tem a ver com o constante lançamento de novos aplicativos, com as DEXs em particular servindo para atrair novos usuários. Por exemplo, além do lançamento do SaucerSwap em agosto, a Hedera também saudou o lançamento do Tangent Finance em julho, do HeliSwap em setembro e do Pangolin Exchange em fevereiro. Alguns desses aplicativos estão crescendo rapidamente, com o Pangolin já marcando US $ 8 milhões bloqueados, apesar de ter sido lançado em 8 de fevereiro.
Escusado será dizer que, sendo o HBAR o token nativo da Hedera, o lançamento de novos aplicativos significa uma demanda crescente pelo token, o que ajuda a explicar seu preço cada vez maior ao longo do tempo.
Velocidade, escalabilidade… e centralização
E há uma razão pela qual aplicativos, usuários e até mesmo grandes empresas estão escolhendo o Hedera em vez de outras plataformas potenciais: escalabilidade. A Hedera é significativamente mais escalável do que muitos de seus rivais, e a principal razão para isso é que ela não usa um blockchain, mas sim um hashgraph.
Conforme resumido em seu white paper, “o algoritmo de consenso de hashgraph da Hedera fornece eficiência quase perfeita na utilização da largura de banda e, como resultado, pode processar centenas de milhares de transações por segundo em um único fragmento”. Basicamente, a diferença fundamental entre um blockchain e o hashgraph da Hedera é que este último não descarta blocos válidos que são criados ao mesmo tempo ou tempo que o único bloco que acaba sendo adicionado à cadeia.
Mais simplesmente, a abordagem diferente da Hedera para chegar a um consenso permite processar muito mais transações por segundo do que muitas outras blockchains e a uma fração do custo. É por isso que os aplicativos que foram lançados recentemente no Hedera foram rápidos em ganhar força, com o SaucerSwap ostentando um tempo de confirmação de apenas oito segundos, por exemplo (ao contrário do Uniswap baseado em Ethereum, que leva cerca de 27 segundos).
No entanto, essa velocidade tem um custo e, para alguns, a Hedera continua sendo uma plataforma centralizada. De fato, tais alegações seguiram a plataforma desde o seu lançamento em 2019, e há uma série de razões básicas para isso.
Primeiro, Hedera tem apenas 28 nós, com esses nós sendo os membros de seu conselho de administração. Em segundo lugar, a Hedera quase assumiu um novo compromisso de nunca se dar ao luxo de se submeter a um hard fork divisivo, com seu white paper afirmando: “Os controles técnicos e legais da Hedera garantem que a plataforma não se encaixe em uma plataforma e criptomoeda concorrentes”. Isso provavelmente poderia atrair mais empresas para usá-lo, mas implica um certo grau de fechamento para a diferença e, provavelmente, para a inovação.
No entanto, tais dúvidas não impedem Hedera de ter um 2023 muito bom. E com seu consumo de energia extremamente baixo chegando em um momento em que o interesse em investimentos ESG está apenas crescendo, pode acabar sendo uma das plataformas (e moedas) de crescimento mais rápido de 2023, se não além.