A criptomoeda cresceu significativamente desde o lançamento do Bitcoin em 2009. Ele passou de uma moeda on-line de nicho que começou como um experimento para uma classe de ativos aprovada pela SEC. Ao longo dos anos, tem havido muitas histórias de investidores em criptomoedas que se estabelecem nos mercados.
Agora que o tempo passou e uma indústria inteiramente nova em torno das criptomoedas surgiu, ainda há algumas coisas que os recém-chegados erram sobre criptomoedas. Abaixo, destacamos as 3 principais coisas que as pessoas ainda erram sobre investimentos básicos em criptomoedas.
#1. Falta de conhecimento sobre criptomoedas
Algumas pessoas investem em criptomoedas sem ter feito nenhuma pesquisa inicial. Esta é uma má decisão, independentemente da classe de ativos. É comum acreditar que a criptografia é um esquema para enriquecer rapidamente, levando alguns a entrar em complexas exchanges de criptomoedas e plataformas DeFi. Apanhados no hype, os investidores em ascensão podem estar inclinados a ignorar oportunidades simples e estáveis de retorno, como o custo médio do dólar. Um erro malicioso experimentado por muitos é o seguinte conselho de influenciadores de criptografia obscuros que não são especialistas experientes ou têm uma agenda.
Uma compreensão básica e educação sobre o que são criptomoedas, como elas funcionam e como mantê-las com segurança levará os novatos a um longo caminho. Familiarizar-se com quais moedas estão em circulação há mais tempo e ganharam sua reputação ajudará você a aprender as cordas. Criptomoedas maiores, como Bitcoin e Ethereum, são as mais estáveis e são um bom ponto de partida para a construção de um portfólio de criptomoedas e sua alfabetização em criptomoedas. Por isso, é aconselhável não pular para “altcoin” imediatamente. Mergulhar de cabeça em uma criptomoeda obscura como seu primeiro token (por exemplo, o token Squid Game) não é a mais brilhante das ideias.
Uma área que todos os recém-chegados precisam aprender é selecionar, navegar e comprar criptomoedas de uma exchange. Nem todas as trocas são criadas iguais, nem todas são confiáveis e seguras. Houve uma série de casos em que as bolsas enganaram os investidores usando suas plataformas. Outra ocorrência comum é a falha comercial que resulta na perda total de depósitos de clientes. Isso aconteceu com o Monte Gox e, mais recentemente, com a FTX.
Finalmente, um pouco de alfabetização criptográfica irá percorrer um longo caminho. Por exemplo, aprender desde o início como usar e armazenar ativos em uma carteira de hardware evitará que o cenário muito comum de sua exchange favorita falhe. Familiarize-se com a frase “não suas chaves, não suas criptomoedas”.
#2. Estratégias de negociação ruins
Este é facilmente o erro mais comum cometido por investidores em criptomoedas, especialmente os novos. A criptomoeda é uma classe relativamente nova de ativos com propostas de valor com as quais os novos investidores podem não estar familiarizados. É o mesmo conselho que Warren Buffet dá: “invista no que você sabe”. Se você é novo em criptomoedas, então você está investindo em águas desconhecidas. Você pode estar fora de sua profundidade e encontrar-se sofrendo perdas.
Existem muitas maneiras de investir em criptomoedas, ou qualquer ativo, e estratégias complicadas geralmente não são a melhor opção. Da mesma forma, mesmo estratégias mal feitas geralmente não terminam em sucesso. O pensamento de curto prazo tem sido a queda de muitos comerciantes de criptomoedas que estão colados às suas telas 24 horas por dia, 7 dias por semana. A alta volatilidade pode tornar isso um comportamento atraente a ser alcançado, mas escolher uma estratégia e aderir a ela pode levá-lo através dos mercados turbulentos.
Embora ficar de olho em seus investimentos seja uma parte importante da gestão de patrimônio, segui-la consistentemente não garante seu sucesso. O gerenciamento de riscos é o componente crítico para qualquer boa estratégia de negociação, e encontrar o perfil de gerenciamento de risco que funciona para sua estratégia leva tempo e dedicação. É comum cometer erros no início, mas esses vão suavizar com a prática.
#3. Ignorando as taxas
As taxas desempenham uma função importante dentro do espaço da criptomoeda. Para as bolsas, elas são um componente da receita que as mantém abertas e operacionais. Para a própria rede de criptomoedas, as taxas são exigidas pelos processadores de transações como um mecanismo antisspam. As taxas são uma parte necessária do ambiente de criptomoedas e, em algum nível, serão inevitáveis.
Embora seja importante se preparar para o sucesso, você precisará considerar as taxas em qualquer estratégia de negociação. Ignorar completamente as taxas resultará em retornos reduzidos por razões imprevistas. Cada transferência e negociação incorrerá em uma taxa. Portanto, é importante levar em conta as taxas na matemática por trás se sua estratégia ou investimentos são lucrativos ou não. A menos que você seja um comerciante sofisticado de alta frequência, a regra de ouro é “menos é mais”.
Conclusão: Pesquise primeiro, depois invista
Sem surpresa, há mais aspectos que as pessoas geralmente erram sobre os conceitos básicos de investimento em criptomoedas. Por exemplo, investir em criptomoedas não é uma maneira de evadir impostos. Você ainda é obrigado a calcular e pagar imposto sobre ganhos de capital em seus investimentos em criptomoedas com base em seu país e jurisdição.
À medida que a lista continua, os três elementos abordados neste documento devem servir como um bom ponto de partida para iniciar sua jornada de criptografia. Em caso de dúvida, confira uma série de guias e recursos, como os encontrados em nosso site.