As províncias canadenses de Ontário e Saskatchewan estão canalizando fundos substanciais para seus setores de mineração para fortalecer a infraestrutura mineral crítica e cultivar a próxima geração de mineradores.
Em seu orçamento de 2024, Ontário anunciou planos para injetar 15 milhões de dólares canadenses no Fundo de Inovação em Minerais Críticos (CMIF) para promover a pesquisa e o desenvolvimento no setor de minerais críticos. O investimento será distribuído por três anos e ajudará a impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de tecnologias inovadoras
.
O CMIF, lançado no final de 2022, oferece financiamento de até 50% dos custos elegíveis do projeto, com um teto de 500.000 dólares canadenses por projeto. O fundo visa setores vitais para a defesa nacional, tecnologias emergentes e um futuro com baixo impacto ambiental
.
Projetos pioneiros e investimentos em infraestrutura em Ontário
Várias empresas, incluindo a Carbonix, a Canada Nickel Company e a divisão canadense da Vale e da Wyloo Metals, já receberam financiamento substancial do CMIF para seus projetos pioneiros que visam impulsionar a extração e o processamento de minerais essenciais.
O orçamento destaca que Ontário já alocou 1 bilhão de dólares canadenses para fortalecer a infraestrutura crítica herdada, com foco em estradas para todas as estações, conectividade de banda larga e sistemas de apoio comunitário na região de Ring of Fire.
A província também está comprometida em apoiar vários projetos de infraestrutura, como o Projeto Rodoviário de Acesso Comunitário de Marten Falls e o Projeto Webequie Supply Road, em colaboração com parceiros indígenas.
Saskatchewan: investimentos na próxima geração de mineradores
Saskatchewan, um grande produtor de potássio e urânio, também está se concentrando em seu setor de mineração por meio de um investimento de 100.000 dólares canadenses para promover carreiras nas indústrias de mineração e exploração.
A iniciativa, apresentada em 27 de março em colaboração com a Associação de Mineração de Saskatchewan (SMA), visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das diversas oportunidades de carreira disponíveis no setor de mineração da província.
Em 2023, o programa de extensão educacional da SMA forneceu uma ampla variedade de planos de aula e módulos de ensino para mais de 7.800 alunos, 880 membros da comunidade e 460 professores em 90 comunidades de Saskatchewan.
“Saskatchewan é uma das jurisdições de mineração mais atraentes do mundo”, disse o ministro da Imigração e Treinamento Profissional Jeremy Harrison. “À medida que nossa presença no setor global de mineração continua crescendo, é importante que construamos a força de trabalho necessária para apoiar esse crescimento. Esses fundos proporcionarão oportunidades educacionais para que os estudantes aprendam carreiras no setor de mineração e permitirão que eles se beneficiem dos empregos que nossa economia em rápido crescimento
está criando.”