Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Isso significa menos risco a longo prazo?
Os investimentos em fundos mútuos exigem o horizonte de tempo apropriado. Ter o horizonte de tempo certo não só oferece uma melhor chance de obter retornos esperados e de investimento, mas também reduz o risco de investir.
Agora, do que estamos falando sobre esse “risco”? Em termos simples, é a volatilidade dos resultados do investimento, bem como as possibilidades de erosão do capital de investimento. Permanecer investido a longo prazo, alguns anos de rendimentos baixos / negativos e alguns anos de retornos impressionantes tornarão os retornos médios bastante razoáveis. Assim, o investidor pode “mediar os retornos amplamente flutuantes de cada ano” para alcançar um retorno de longo prazo mais estável.
O horizonte de tempo recomendado difere para cada classe de ativos e categoria de fundo mútuo. Consulte um consultor de investimentos e leia os documentos relacionados ao esquema antes de tomar uma decisão de investimento.