Menu
in

Libra: o que é e como funciona a potencial criptomoeda do Facebook

Libra, uma criptomoeda ambiciosa de empresas como Facebook, Shopify e Uber, pretende fazer para lucrar com o que a internet tem feito por correio. A invenção do blockchain tornou possível o pagamento global, instantâneo e barato, e o objetivo da Libra é torná-lo acessível.

O que é Libra?

Existem duas características principais que a Libra está tentando trazer para a mesa tanto para o mercado de criptomoedas quanto para o mundo em geral:

Rede financeira

Para servir como um sistema global de pagamento e alcançar seu objetivo de “banco não bancário”, o Libra Protocol opera como toda uma rede financeira. Atualmente, essa rede inclui apenas a moeda Libra que é negociada nela, mas foi projetada para ter mais: moedas, moedas, custodiadores e canais – basicamente replicando a infraestrutura financeira atual. Para que ele funcione de forma segura e confiável para bilhões de usuários, a Libra optou por ser uma blockchain autorizada, o que significa que os validadores devem ter a permissão da Libra Association (e, portanto, ser membros dela) para ser um operador de nó. Atualmente isso inclui empresas de tecnologia, finanças e ONGs como: Coinbase, Xapo Holdings, Facebook, Spotify, Shopify, Uber, Andreesen Horowitz, Creative Destruction Labs e Women’s World Banking.

Protocolo Libra

Libra é uma moeda digital, muito semelhante ao Bitcoin ou Ethereum, no entanto ela existe em seu próprio protocolo blockchain. O blockchain funciona da mesma forma que Bitcoin ou Ethereum, com operadores de nó todos mantendo o mesmo “estado” que o blockchain e chegando a um consenso sobre a aprovação das transações dos usuários de forma predeterminada, atualizando assim seu status. O protocolo Libra, como o Ethereum, usa sua própria linguagem de codificação chamada “move”. Isso é o que permite que seja toda uma rede financeira. Assim como a solidez no Ethereum permite que os usuários criem facilmente contratos inteligentes. “Move” permitirá que os usuários criem seus próprios “ativos”, basicamente moedas/moedas e contratos. Isso cria a oportunidade para uma pequena vila na África criar sua própria moeda local, ou mesmo para um determinado vendedor criar uma moeda. Além disso, isso dá acesso perfeito à moeda, crédito e todos os outros ativos em Libra.

Qual é o ponto de Libra?

Quase dois bilhões de pessoas no mundo permanecem desbancaradas, mas um bilhão dessas pessoas têm um celular e meio bilhão têm acesso à internet.

Libra destina-se a esses bilhões de pessoas que sofrem com a falta de acesso a recursos financeiros, baixa renda e muitas vezes têm que pagar altas taxas (7%+) para enviar dinheiro. Libra pretende tornar o envio de dinheiro tão fácil quanto o envio de um texto, e assim, se seus micropagamentos, pagando baixos salários, enviando remessas para a família no exterior ou pagando por produtos, o protocolo Libra permitirá que ele para a população não-bancária. O protocolo Libra é de código aberto e regido pela Libra Association, composta por operadores de nó, e, portanto, deve ser uma infraestrutura financeira mais confiável, segura e integral do que o sistema bancário.

O Facebook inventou Libra?

Uma maneira melhor de pensar sobre isso é o formato da Associação Libra do Facebook e é um dos membros fundadores, juntamente com os listados acima. O protocolo foi desenvolvido por um grupo de desenvolvedores de código aberto, principalmente aqueles dentro da associação e do Facebook, por meio de sua subsidiária Calibra.

Nada sobre Libra seria possível se não fosse pelas dezenas de inovações que ocorreram na última década na indústria blockchain. A Libra planeja lançar uma rede de pagamentos para bilhões de pessoas. Isso não seria possível a menos que haja uma tecnologia para conseguir isso, e graças ao desenvolvimento da comunidade de código aberto de várias redes blockchain, é certamente possível fazê-lo hoje.

O que os entusiastas de criptomoedas acham de Libra?

O sentimento geral de Libra no espaço cripto não é positivo. Os entusiastas de criptomoedas são inerentemente cautelosos ou duas coisas fundamentais na sociedade: governos e sociedade. Ambos são a espinha dorsal de Libra.

O envolvimento próximo do Facebook com seu lançamento imediatamente colocou a Libra em uma caixa vermelha que foi rapidamente descartada pela maioria da comunidade de criptomoedas por violar alguns princípios fundamentais da criptografia, como privacidade, liberdade e falta de intermediários.

Em princípio, muitos entusiastas de criptomoedas apoiam o que a Libra está tentando fazer e queriam bitcoin, ou qualquer outra criptomoeda que eles são maximalistas, para servir a este propósito como uma moeda digital global capaz de banco para os não bancarizados. Não sem seus sacrifícios, muitos entusiastas de criptomoedas têm recebido friamente a Libra como uma coisa boa, sendo um potencial onboarding de bilhões de riqueza na esfera cripto.

Onde posso comprar Libra?

Libra ainda não foi totalmente lançada e ainda está em beta (código aberto no github). Portanto, a Libra Association ainda não começou a vender Libra para o público, mas quando isso acontecer você poderá comprá-lo diretamente da Associação, presumivelmente através de um botão no Facebook, e eles manterão seu dinheiro em reserva para apoiar a Libra que você recebe.

Libra será apoiada pelo dólar americano?

Sim, mas não só o USD. Libra foi projetada para manter um valor estável para que os usuários possam manter o poder de compra, ou seja, eles sabem que o valor da Libra hoje será o mesmo amanhã e no futuro. Isso é garantido pela Fundação Libra, que detém reservas para apoiar cada Libra.

Basicamente, sempre que alguém compra Libra para fiat, a Libra Foundation colocará esse fiat em reserva, mantendo-o na forma de moedas de alto crédito e dívida pública (títulos). Emissores com altas classificações de crédito incluiriam o Banco Central Europeu, o Federal Reserve dos EUA e outros. O valor combinado dessas reservas é o valor de Libra, então pense nela como um pino macio, onde está atrelado à combinação dessas explorações. Com o tempo, essas reservas ganharão juros, que a Fundação Libra reinvestirá em pesquisa e desenvolvimento.

Libra é um bom investimento?

Se você é uma pequena empresa em uma área rural ou país de terceiro mundo, ou regularmente enfrenta insegurança de serviços financeiros ou altas taxas, então Libra seria um bom investimento. Pense nisso como um investimento em sua capacidade de usar dinheiro, não necessariamente e o investimento para ganhar mais dinheiro.

Como libra vai impactar o Bitcoin?

Libra está morta?

Quando a Libra foi lançada pela primeira vez, ela teve uma reação impressionante dos reguladores e membros da comunidade. Os principais tópicos foram principalmente preocupações de privacidade relacionadas à criação do Facebook, um grande problema na época em que Mark Zuckerberg apareceu diante do Senado sobre esse mesmo tema.

As empresas do espaço, particularmente a R3, ridicularizaram Zuckerberg e a Libra Association como irresponsáveis e ingênuas em seu lançamento prematuro, citando a falta de preparação regulatória e o Facebook não entendendo totalmente como os sistemas financeiros funcionam. Os planos originais deveriam ser lançados no primeiro semestre de 2020, mas devido a preocupações regulatórias, particularmente risco de privacidade, libra substituindo o dólar e atividade criminosa, isso poderia ser adiado indefinidamente.

Conclusão

Em resumo, Libra pode nunca ir a lugar algum, pode desmoronar ou ficar presa por qualquer número de obstáculos regulatórios, que vão variar de país para país.

O que a Libra conseguiu, e continuará a alcançar, é a legitimidade para o valor revolucionário que as moedas digitais e blockchain podem dar aos países emergentes e ao mundo. Eles forçaram uma discussão global sobre as implicações da próxima geração de infraestrutura financeira e iniciaram a investigação e implementação de regulamentos que permitirão o futuro financeiro do futuro.

Leave a Reply