Pode estar sob o radar, mas a Lightning Network continua a crescer. A solução de escalonamento de segundo nível do Bitcoin viu inúmeras exchanges de criptomoedas e provedores de serviços integrá-lo como uma opção de pagamento nos últimos meses. De fato, estimativas recentes da Arcane Research sugerem que cerca de 80 milhões de pessoas agora podem usar a Lightning Network para economizar nas taxas de transação do Bitcoin, já que as plataformas em que se inscreveram a adotaram.
Este artigo explica como usar a Lightning Network para economizar dinheiro em taxas de bitcoin. Ele fornece uma lista de todas as principais trocas, carteiras e aplicativos de pagamento que agora usam o Lightning e também fornece alguns exemplos passo a passo do que exatamente você precisa fazer se for usuário de um desses serviços.
Embora a tecnologia por trás do Lightning possa parecer assustadora, usá-lo para reduzir as taxas do Bitcoin é realmente extremamente simples e mostra por que podemos esperar que a rede continue crescendo nos próximos meses.
Como usar a Lightning Network para economizar dinheiro em taxas de Bitcoin com exchanges
Em 1º de abril, a Kraken, com sede nos EUA, tornou-se a última grande exchange de criptomoedas a se integrar à Lightning, anunciando que agora “suporta transações instantâneas da Lightning Network”. Como observado no anúncio, a solução de nível dois pode processar milhões de transações por segundo, em grande parte porque lida com grandes grupos de transações fora do blockchain do Bitcoin, antes de enviar contas destinadas ao último para verificação.
Kraken se junta a uma lista crescente de trocas que agora permitem que seus usuários economizem dinheiro em taxas Bitcoin com o Lightning. É provável que esta lista mude no futuro, mas, por enquanto, aqui está um resumo atual de todas as principais plataformas que suportam a rede:
- Aax
- Bitfinex
- BitMex
- Carimbo
- BullBitcoin
- CoinCorner
- Kraken
- Propriedade NiceHash
- OKX (anteriormente OKEx)
- OKCoin
- Paxful
de bits
Método
Uma lista que inclui exchanges menores agora foi adicionada ao GitHub pelo testador David Coen. Tal como acontece com a lista acima, também mostra que nenhuma das Coinbase, Binance ou FTX – três das maiores exchanges do setor – se integraram à Lightning Network. E é possível que eles não adicionem suporte no futuro próximo, com alguns observadores especulando que o Lightning pode ir contra seus interesses comerciais (por exemplo, torna mais barato tirar o BTC de suas plataformas).
Portanto, qualquer pessoa que queira usar a Lightning Network para economizar dinheiro em suas taxas de Bitcoin terá que usar uma das exchanges listadas acima. Para as pessoas que transferem pequenas quantidades de BTC com mais regularidade, o uso do Lightning está se tornando cada vez mais importante, então eles também podem considerar a troca de trocas.
Como exemplo do que você precisa fazer para realmente usar a Lightning Network, aqui está um resumo de como você a usa no Kraken.
Primeiro, digamos que você queira retirar o BTC usando a rede. Você precisará de uma carteira de terceiros para enviar esse BTC e, o mais importante, ele deve ser compatível com a Lightning Network. Aqui está uma lista de carteiras que suportam transferências Lightning:
- Êxodo (não custodiado)
- Carteira Azul (custodial)
- Carteira de Satoshi (custodial)
- Phoenix (não custodial)
- Electrum (não custodial)
- Éclair (não custodial)
- Breez (não custodiado)
- Muun (não custodial)
Supondo que você tenha configurado com uma dessas carteiras, você pode prosseguir com o uso real da Lightning Network para retirar fundos do Kraken para ela. Veja o que você faz:
-
Aceda a kraken.com, clique em Iniciar sessão e inicie sessão na sua conta.
-
Clique em Financiamento na parte superior da tela inicial.
-
Em Saldos da conta, encontre seu bitcoin e clique no ícone Retirar (é uma seta apontando para cima).
-
No lado esquerdo da tela, agora você tem duas opções para retirar BTC: Bitcoin Network e Lightning Network. Clique em Lightning Network.
-
Neste ponto, você precisará adicionar uma solicitação de retirada à sua carteira BTC compatível com o Lightning. Você pode fazer isso abrindo sua carteira, escolhendo Receber (ou algo semelhante, dependendo da sua carteira). Em seguida, insira o valor específico que você deseja receber e insira uma descrição (por exemplo, “Retirada de BTC da Kraken”). Em seguida, copie a solicitação de retirada (é um código alfanumérico longo, muito parecido com um endereço Bitcoin).
-
Clique em Adicionar solicitação de retirada na parte inferior da tela Financiamento no Kraken. Em seguida, copie o pedido de levantamento que criou na sua carteira no campo Pedido de Levantamento. Insira também um rótulo de solicitação (por exemplo, “Retirada de BTC para Muun”).
-
Depois de inserir os dois campos, clique em Adicionar solicitação de saque. Isso envolverá o envio de um e-mail de confirmação para o endereço de e-mail registrado com sua conta Kraken.
-
Introduza a sua conta de e-mail e utilize o e-mail enviado pela Kraken para confirmar o seu pedido de levantamento. Em seguida, voltando ao Kraken, clique em Retirar para concluir a retirada.
À primeira vista, isso pode parecer um pouco complicado. Mas tudo isso se resume a gerar uma solicitação de retirada em sua carteira apoiada pelo Lightning e copiar essa solicitação para o Kraken, ou qualquer troca que você possa usar.
O mesmo processo básico também funciona para depósitos, embora as coisas façam ao contrário, com a geração de uma solicitação de depósito no Kraken que é então colada em sua carteira.
Aplicativos de pagamento e provedores de serviços compatíveis com a Lightning Network
Além das trocas, vários provedores e serviços de pagamento baseados em criptomoedas começaram a se integrar à Lightning Network. Isso inclui o BitPay, o processador de pagamentos de criptomoedas que se integrou à rede em 6 de abril, expandindo seu alcance além das 80 milhões de pessoas citadas no relatório da Arcane Research que abrange até o final de março.
O suporte da BitPay para a rede significa que qualquer pessoa com uma carteira BTC compatível pode usar essa carteira para pagar um comerciante usando Lightning e BitPay. E além do BitPay, o Cash App e o Strike são dois outros aplicativos importantes que suportam pagamentos baseados em Lightning.
Embora o número desses aplicativos permaneça pequeno em comparação com as trocas que suportam a Lightning Network, eles ainda fornecem um meio confiável de usar o Lightning para economizar taxas. Em outras palavras, eles estão provando que o bitcoin pode se tornar um meio viável de pagamento, mesmo que sua reputação ainda gire principalmente em torno de seu status como uma “reserva de valor” e “ouro digital”.
E com a pesquisa da Arcane mostrando que o valor dos pagamentos baseados em Lightning aumentou 400% entre o 1º trimestre de 2021 e o 1º trimestre de 2022, provavelmente é apenas uma questão de tempo até que mais aplicativos suportem a rede e antes que o bitcoin se torne ainda mais amplamente usado como moeda alternativa.