in

Liquidez das criptomoedas: o que é e como funciona

Quando diferentes exchanges são comparadas no espaço de criptomoedas, um dos termos que é jogado ao redor mais do que qualquer outro é a liquidez. Embora outros atributos de câmbio de criptomoedas, como segurança e taxas, também sejam extremamente importantes a considerar, a liquidez pode ter um enorme impacto na sua capacidade de obter uma taxa de câmbio justa para seus ativos cripto. Mas o que é liquidez? Vamos dar uma olhada mais de perto neste aspecto chave do ecossistema de câmbio.

O que é liquidez?

A liquidez é efetivamente uma medida da capacidade de comprar ou vender um determinado ativo em seu valor de mercado justo atual. Por exemplo, se você tem algum Bitcoin e quer trocá-lo por dólares americanos, deve haver demanda suficiente do outro lado da ordem para poder fazer a venda na taxa de câmbio atual.

Se você quiser vender US $ 1 milhão em Bitcoin
e há apenas US $ 500.000 em pedidos de compra perto da taxa de mercado atual, você vai acabar vendendo alguns de seu Bitcoin a um preço menor do que o que é geralmente aceito como a taxa de câmbio atual. Além disso, sua ordem de venda reduzirá o preço atual do Bitcoin porque não havia pedidos de compra suficientes pelo preço de venda solicitado.

Esse fenômeno de não conseguir comprar ou vender um determinado ativo a preço de mercado em grandes volumes é conhecido como deslizamento.

O dinheiro é geralmente aceito como o ativo mais líquido do mundo porque pode ser usado para comprar quase qualquer coisa sem escorregar. Embora o Bitcoin seja uma forma de dinheiro digital, ele nem chega perto dos níveis de liquidez encontrados em moedas fiduciárias como o dólar americano.

Liquidez vs volume

Liquidez é muitas vezes confundida com volume, mas estas são duas coisas diferentes. Geralmente há uma relação estreita entre liquidez e volume, mas o alto volume não significa necessariamente alta liquidez.

O volume de negociação é simplesmente uma medida do valor das negociações executadas dentro de um período de tempo, normalmente medido diariamente. A liquidez, por outro lado, tem mais a ver com ordens de compra e venda que estão atualmente nos livros de pedidos. Em outras palavras, o volume é uma medida de negociações que já ocorreram, enquanto a liquidez informa ofertas de compra e venda que podem ser aceitas atualmente na bolsa de valores.

Por que mais volume de negociação = mais liquidez?

Não há necessariamente uma conexão direta entre volume de negociação e liquidez; No entanto, uma troca com altos volumes de negociação tenderá a atrair mais comerciantes. Há efeitos extremos de rede em jogo quando se trata de exchanges de criptomoedas porque todos querem estar na bolsa de valores com os mercados mais líquidos (devido ao alto nível de atividade).

Grandes volumes de negociação podem atrair novos traders para uma exchange de criptomoedas, o que levará a mais pedidos de compra e venda em livros a todo momento, o que significa um nível mais alto de liquidez. Isso tem um efeito composto, pois volumes mais altos e mais usuários normalmente significam que a exchange pode oferecer melhores taxas e taxas, apenas aumentando sua oferta de valor em comparação com outras exchanges.

O Bitcoin é considerado um ativo líquido?

Em termos de mercado de criptomoedas, não há ativo mais líquido do que o Bitcoin. Dito isto, as baleias Bitcoin ainda são capazes de mover o preço do ativo cripto com suas grandes ordens de compra e venda. Isso pode ser devido a uma série de razões, uma das quais é que existem centenas de diferentes negociações, e isso cria discrepâncias de preços em todos os mercados. Se, por outro lado, todas as negociações de criptomoedas fossem executadas em uma única exchange centralizada, o mercado certamente seria mais líquido.

Um ativo líquido é definido como um ativo que pode ser rapidamente transformado em dinheiro a uma taxa que não está longe do preço cotado no mercado aberto. A natureza do Bitcoin faz com que ele possa ser transformado em dinheiro muito rapidamente, mas aqueles que transferem quantidades extremamente grandes de Bitcoin podem experimentar algum deslize.

Deve-se notar que a liquidez do Bitcoin e os volumes de negociação aumentaram tremendamente desde os primeiros dias da tecnologia. Outros ativos altamente líquidos, incluindo o USDT, que é essencialmente uma âncora de liquidez, e a Ripple, que é fortemente usada por bancos e instituições financeiras.

Liquidez cambial versus liquidez de criptomoedas

A diferença entre liquidez cambial e liquidez de criptomoedas tem a ver com o que é medido. Em termos de troca, você está medindo a quantidade de um determinado ativo cripto que você pode vender nessa exchange sem sofrer grandes deslizes. Ao medir a liquidez de uma criptomoeda específica, você vai querer olhar para todas as várias maneiras diferentes que a criptomoeda pode ser transformada em dinheiro ou outros ativos.

Ao medir a liquidez da criptomoeda, recomendamos que você olhe para os livros de pedidos de todas as exchanges onde tal ativo pode ser negociado, além de outras variáveis, como aceitar o ativo cripto via processadores de pagamento.

Quais exchanges de criptomoedas oferecem mais liquidez?

As exchanges de criptomoedas com
maior liquidez também tendem a ser as exchanges com os maiores volumes de negociação. Atualmente, a Binance tem de longe a maioria dos ativos de Bitcoin através do par de negociação BTC-USDT. A Binance também tende a ser o principal centro comercial para um grande número de altcoins.

Se você está procurando negociar uma determinada altcoin, então você vai querer ter certeza de olhar para os volumes de negociação e liquidez para esse ativo cripto específico em vez de todos os tokens cripto negociados na bolsa combinados. Altcoins menores são frequentemente negociadas em bolsas de nicho.

Deve-se notar que também existem corretoras over-the-counter que ajudam investidores que desejam negociar uma grande quantidade de criptomoedas, minimizando o deslizamento.

Liquidez do mercado de ações versus liquidez da bolsa de criptomoedas

Não há diferença real entre como a liquidez funciona em um mercado de ações ou em uma bolsa de criptomoedas. Os mesmos princípios básicos se aplicam em ambos os casos.

No entanto, há uma diferença fundamental entre a forma como a liquidez funciona para ações e criptomoedas de forma mais geral. A liquidez de um título é centralizada em uma única troca. Por exemplo, toda a negociação de ações da Apple é feita através da bolsa Nasdaq. Com criptomoedas como o Bitcoin, a liquidez é dividida entre um grande número de diferentes exchanges. Embora, como mencionado acima, os efeitos da rede tendem a empurrar a maioria dos comerciantes para as mesmas poucas negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

invest crypto 50

Custodiante vs carteira de não-custódia: o que são e diferenças

pexels antoni shkraba 5583964

Lidar com a volatilidade das criptomoedas: métodos e conselhos