Menu
in

Market Cap, Liquidez e Dados de Flutuação na Negociação: O Guia Definitivo

LIMITE MÁXIMO DO MERCADO

Capitalização de mercado,
ou simplesmente capitalização de mercado, refere-se ao valor total de mercado de uma empresa de capital aberto. É calculado multiplicando o número total de ações em circulação pelo seu preço de mercado atual.

Por exemplo, se uma empresa tem 1 milhão de ações em circulação e o preço de mercado de suas ações é de US $ 20, a capitalização de mercado seria de US $ 20 milhões.

A capitalização de mercado é usada para comparar os tamanhos relativos de diferentes empresas.

Empresas com um valor de mercado de US $ 10 bilhões ou mais são chamadas de empresas de grande capitalização. As empresas de média capitalização têm uma capitalização de mercado entre US $ 2 bilhões e US $ 10 bilhões. Empresas com uma capitalização de mercado de menos de US $ 300 milhões são classificadas como empresas de pequena capitalização. 

LIQUIDEZ

A liquidez de um ativo ou título refere-se à velocidade e facilidade com que ele poderia ser vendido e convertido em dinheiro no mercado sem afetar seu preço.

Por exemplo, a maioria das ações é altamente líquida, pois pode ser vendida em segundos na bolsa de valores sem afetar seus preços. O setor imobiliário, por outro lado, é considerado um ativo ilíquido, pois não poderia ser vendido tão rapidamente quanto títulos financeiros, como ações. Você pode não encontrar um comprador para o seu imóvel, e mesmo se você encontrar um comprador em potencial, você pode não se contentar com o preço.

A liquidez também pode se referir à capacidade de uma empresa de usar seus ativos líquidos ou de curto prazo, como caixa, para atender aos seus passivos de curto prazo. Uma medida comum da liquidez de uma empresa é o índice de liquidez corrente, que é calculado dividindo seu total de ativos circulantes por seu passivo circulante total.

Uma proporção de 1 é considerada um número saudável, mas o número não é absoluto e você pode obter mais insights se compará-lo com o de outras empresas.

DADOS DE FLUTUAÇÃO

Float refere-se ao número total de ações em circulação de uma empresa menos ações que estão sujeitas a alguma forma de restrição de negociação. Por exemplo, se uma empresa tem 1 milhão de ações em circulação com 0,1 milhão de ações sujeitas a restrições de vendas, o free float da empresa seria de 0,9 milhão de ações.

O free float determina o número total de ações disponíveis para negociação. As ações limitadas são detidas principalmente por insiders corporativos que estão proibidos de vendê-las na bolsa de valores. A negociação de ações em free float ocorre em uma bolsa sem qualquer responsabilidade por parte da empresa.

Float difere das ações autorizadas, que se referem ao número total de ações que uma empresa está legalmente autorizada a emitir. As ações em circulação consistem em todas as ações de uma empresa disponíveis para negociação ao público, incluindo ações restritas, no mercado secundário.

Leave a Reply