O Modelo 770 2024 deve ser enviado até 31 de outubro de 2024. Este formulário é usado pelos agentes retentores na fonte para declarar à Agência Tributária a retenção feita na fonte sobre a compensação paga em 2023. A transmissão do modelo ocorre exclusivamente de forma eletrônica, seguindo as instruções fornecidas pela Agência da Receita
.
Neste guia, veremos o que é o modelo 770, quem deve enviá-lo, as alterações introduzidas para 2024 e como preencher e enviar o modelo corretamente.
Index du contenu:
O que é o modelo 770
O
modelo 770 é um documento fiscal usado por agentes retidos na fonte, como empresas, entidades e administrações, para comunicar os impostos retidos na fonte sobre compensação, renda de capital e outros tipos de renda. Os agentes retidos na fonte são obrigados por lei a pagar impostos e contribuições em nome de trabalhadores ou ganhadores de renda
.
O modelo deve ser transmitido eletronicamente à Agência de Receitas até 31 de outubro do ano seguinte ao ano a que se referem os impostos retidos na fonte. Para 2024, o prazo diz respeito às retenções na fonte feitas em
2023.
Notícias do modelo 770 2024
Entre as principais mudanças do Modelo 770 2024, aprovado pelo Decreto de 26 de fevereiro de 2024 da Agência de Receitas, encontramos:
- Uma nova seção relacionada à liberação de ações de Organizações de Investimento em Poupança Coletiva (OICR).
- Uma nota adicional sobre os quadros ST e SV sobre a emergência de inundação.
Quem deve enviar o modelo 770
Todos os indivíduos que pagaram uma compensação sujeita ao imposto retido na fonte em 2023 devem enviar o Modelo 770, incluindo:
- Empresas de capital (SPA, SRL, cooperativas, etc.).
- Entidades comerciais e não comerciais.
- Associações, consórcios e condomínios não reconhecidos.
- Pessoas físicas que realizam atividades comerciais, profissionais ou agrícolas.
- Administrações estaduais e administradores de falências.
- Parcerias e outras formas societárias sem personalidade jurídica.
Em geral, todos os indivíduos que atuam como agentes retidos na fonte, ou seja, aqueles que operam impostos retidos na fonte sobre compensação ou renda distribuída, devem apresentar esse modelo.
Prazo para envio do modelo 770 2024
O prazo para envio do Modelo 770 2024 é 31 de outubro de 2024. Todas as partes obrigadas devem respeitar essa data para enviar a declaração de 2023
.
Instruções para compilar e enviar o formulário 770
O Modelo 770 2024 deve ser transmitido à Agência da Receita por meio do sistema eletrônico. A submissão pode ser feita:
- Diretamente do agente retentor.
- Por meio de intermediários autorizados, como contadores ou consultores fiscais.
Para considerar a declaração conforme enviada, é necessário que o sistema da Agência Fiscal receba os dados dentro do prazo e envie uma confirmação eletrônica do recebimento.
Compilando o Formulário 770: O que você precisa saber
A compilação do Modelo 770 requer atenção especial aos dados relacionados a impostos retidos na fonte e a quaisquer créditos e compensações. Entre as estruturas mais importantes a serem preenchidas, encontramos
:
- Estrutura ST: Retenção na fonte de impostos sobre funcionários e rendimentos similares.
- Tabela SV: Impostos retidos na fonte sobre renda de trabalho autônomo e diferentes rendas.
Em caso de erros ou omissões, o agente retentor pode enviar uma declaração suplementar para corrigir os dados incorretos.
Isenções e novas regras para 2024
Em 2024, os agentes retentores na fonte poderão se beneficiar de algumas isenções e novas regras introduzidas pelo Decreto de Conformidade 2024:
- Isenção da exigência de Certificação Única para compensação paga a pessoas físicas em uma base fixa, graças à extensão da obrigação de faturamento eletrônico.
O Guia da Reforma Tributária de 2024
Para saber mais sobre as notícias fiscais de 2024, está disponível um guia detalhado sobre a Reforma Tributária de 2024, que explica todas as mudanças em relação a impostos, deduções e deduções.
O modelo 770 2024 é um requisito fundamental para os agentes retidos na fonte, que devem declarar corretamente os impostos retidos na fonte feitos durante 2023. É importante cumprir os prazos e preencher os dados corretamente para evitar penalidades e
disputas.