Um fundo mútuo é uma empresa gerida profissionalmente que recolhe dinheiro de muitos investidores e investe-o em títulos como ações, obrigações e dívida de curto prazo, fundos de ações ou obrigações e fundos do mercado monetário.
Os fundos mútuos são um bom investimento para investidores que procuram diversificar sua carteira. Em vez de apostar tudo em uma empresa ou setor, um fundo mútuo investe em ações diferentes para tentar minimizar o risco da carteira.
O termo é tipicamente usado nos EUA, Canadá e Índia, enquanto estruturas semelhantes em todo o mundo incluem o SICAV na Europa e a empresa de investimento aberta no Reino Unido.
Não vou precisar de uma grande quantia para investir em fundos mútuos?
As pessoas pensam que os fundos mútuos são investimentos de elite feitos apenas para os ricos. O fato é: você não precisa de uma grande soma para investir em fundos mútuos, você pode começar com uma soma a partir de 500 euros, ou 5000, dependendo do tipo de fundo que você escolher.
Por que manter quantidades mínimas tão baixas quanto essas?
As economias de escala podem ser facilmente compreendidas se olharmos para as viagens aéreas. O avião custaria muito dinheiro e, claro, nem todo mundo possui um avião! No entanto, podemos dar-nos ao luxo de viajar de avião simplesmente porque todos os custos são divididos entre todos os passageiros que utilizam os serviços em vários momentos diferentes.
Da mesma forma, uma pessoa pode não ter dinheiro suficiente para
criar uma carteira diversificada através de investimentos em um número muito grande de vias de investimento, não ter dinheiro suficiente necessário para realizar ou comprar pesquisas de investimento. No entanto, as economias de escala permitem que os pequenos investidores obtenham múltiplos benefícios através de fundos mútuos.
Os fundos mútuos são, portanto, veículos ideais para pequenos investidores economizarem e investirem.