in

O Bitcoin é apenas o myspace Crypto?

É difícil lembrar que já existiu um mundo pré-Facebook e Twitter. Um mundo onde as mídias sociais ainda estavam em sua infância e seu foco principal era o entretenimento e a música. O Myspace dominou esta primeira era das mídias sociais antes da explosão de popularidade e da ascensão meteórica de outras plataformas de mídia social (indiscutivelmente melhoradas), como o Facebook. Foi uma vantagem clássica do pioneiro.

O Bitcoin seguiu uma trajetória de crescimento semelhante ao Myspace, apesar de estar em uma indústria completamente diferente.

A primeira criptomoeda, lançada em 2009, apresentou ao mundo a tecnologia blockchain. Desde então, explodiu em popularidade, apesar do lançamento de dezenas de milhares de novos projetos blockchain. Muitas novas criptomoedas foram lançadas como desafiantes diretos do Bitcoin e tiveram como objetivo melhorar o blockchain original. No entanto, o Bitcoin sobreviveu e superou a maioria até o momento.

Neste artigo, vamos nos aprofundar se o Bitcoin continuará ou não a seguir uma tendência semelhante do Myspace e cairá no esquecimento, ou se será capaz de manter seu domínio como a criptomoeda favorita do mundo.

A ascensão e queda do Myspace

Então, como um império de mídia social deixa de ser a empresa mais dominante no espaço, com mais de 115 milhões de usuários ativos, para uma média de apenas 3,7 milhões de visitas mensais em 2022?

A resposta curta é que o Myspace estava em uma indústria de crescimento excessivo que priorizava a receita publicitária sobre a sustentabilidade. A News Corp adquiriu o Myspace em 2005 por US $ 580 milhões. Esta compra inicial provou ser um sucesso, e o Myspace continuou a se expandir, eclipsando a conta 100 milionésima do Myspace em 9 de agosto de 2006.

Em 2007, o Myspace ainda estava crescendo, registrando uma média de 320.000 novos usuários por dia e se tornando o site mais visitado nos Estados Unidos.

Competição para MySpace

Sob a superfície, um novo concorrente começou a surgir. Uma pequena plataforma de mídia social dos dormitórios da Universidade de Harvard chamada Facebook. Ironicamente, o Myspace teve a oportunidade de comprar o Facebook em 2004 por US $ 75 milhões e passou.

Quando a News Corp adquiriu o Myspace, sua prioridade rapidamente mudou de uma plataforma de mídia social centrada no usuário para uma que maximizava a receita publicitária entupindo as páginas de destino dos usuários com compras sugeridas. Na época, o Facebook não estava em dívida com os anunciantes e desenvolveu seu modelo de negócios em torno da venda de dados de usuários diretamente aos anunciantes.

A estratégia do Facebook criou uma experiência de usuário mais limpa e acessível, focada em conectar os usuários uns com os outros por meio de promoções individuais. Os usuários começaram a migrar para o Facebook e o resto é história.

As semelhanças entre Bitcoin e Myspace

A resposta fácil é que ambos foram, em algum momento, o operador mais dominante em suas respectivas indústrias. O Bitcoin ainda mantém o título de dominar a indústria de criptomoedas.

O Myspace explodiu em popularidade para se tornar o site de mídia social número um globalmente, com mais de 115 milhões de usuários ativos. Da mesma forma, o Bitcoin é a criptomoeda original que introduziu a tecnologia blockchain no mundo e tem cerca de 81 milhões de endereços exclusivos de carteira Bitcoin.

Outra semelhança é que ambos existem em uma indústria de crescimento excessivo com concorrência constante. Outros projetos procuraram replicar o sucesso do Bitcoin, semelhante a como o Facebook surgiu para desafiar e destronar o Myspace.

A maioria desses desafiantes diretos normalmente se concentra em aumentar o volume de transações por segundo ou o tamanho dos blocos para reduzir as taxas de gás associadas à movimentação de criptomoedas entre contas. Outros projetos fornecem aos usuários uma proposta de valor diferente através do uso de contratos inteligentes. Algumas altcoins também são 99,9% mais eficientes em termos energéticos do que o Bitcoin.

Para resumir as críticas básicas do Bitcoin:

  • É lento
  • Consome muita energia
  • A utilidade dos blockchains de contratos inteligentes (NFT, DeFi, etc.) está faltando.

As diferenças entre Bitcoin e Myspace

A primeira coisa que deve ser entendida é que o Myspace e o Bitcoin são setores muito diferentes. Comparar os dois é como comparar maçãs com filhotes. Eles são muito diversos para fazer qualquer forma de comparação significativa em um nível técnico.

Myspace também é uma empresa privada com uma estrutura hierárquica tradicional. Tem um CEO e um Presidente que tomam decisões executivas sobre a direção da empresa. Com o Bitcoin, não há controle centralizado e nenhum CEO ou presidente ditando a direção. Em vez disso, os validadores e o mecanismo de consenso de prova de trabalho apoiam a direção e implementam quaisquer mudanças no blockchain com base no que a comunidade aceita.

Muitas das características do Bitcoin que outras criptomoedas procuram “melhorar” são deliberadamente projetadas dessa maneira.

Ao ter um blockchain mais lento que verifica blocos a cada 10 minutos e com um tamanho de 1 MB, o Bitcoin pode maximizar sua segurança. No trilema do blockchain, os blockchains devem optar por sacrificar um dos seguintes: descentralização, segurança ou escalabilidade.

Sendo um software de código aberto, qualquer um pode baixar uma cópia do blockchain do bitcoin e se tornar um validador. Esse nível de descentralização leva a um alto nível de segurança, mas o trade-off está na escalabilidade do Bitcoin. Outros blockchains sacrificam sua descentralização para escalabilidade (prova de participação).

Nenhuma criptomoeda foi realmente capaz de replicar a descentralização oferecida pelo Bitcoin.

Conclusão: O mercado acabará por decidir

Embora ainda seja muito cedo para dizer o que acontecerá com o Bitcoin a longo prazo, acredito que seguirá um destino diferente do Myspace. As tecnologias por trás de cada uma são muito diferentes para fazer essa comparação.

As “falhas” do Bitcoin são, na verdade, sua maior força, enquanto o Myspace se tornou pesado, impessoal e perdeu contato com seus usuários. O Bitcoin é suportado e responsável perante sua base de usuários. O trade-off do Bitcoin entre escalabilidade e descentralização e segurança também é solucionável através da adição de protocolos de camada dois, como a Lightning Network.

No entanto, o Myspace continua a ser um lembrete saudável para as empresas de que, mesmo com o domínio do mercado, eles não estão imunes a novos desafiantes. O Bitcoin terá que permanecer vigilante contra desafiantes internos e externos para garantir que mantenha seu domínio. Uma coisa é certa: o mercado continua a ser o maior e, em alguns casos, o único fator decisivo na vida útil de um produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pexels ylanite koppens 796602

Os melhores meses do ano para comprar criptomoedas

pexels alexander zvir 12657527

3 coisas que as pessoas estão erradas sobre a autocustódia