in

O Bitcoin pode atingir US $ 100.000 no próximo ano?

O CEO e cofundador da Nexo, Antoni Trenchev, acha que o preço do Bitcoin (BTC) pode chegar a US$ 100.000 nos próximos 12 meses. Trenchev, que não é estranho a fazer previsões de preços do Bitcoin, também alertou os investidores cripto a esperar mais volatilidade no curto prazo.

Por que o CEO da Nexo acha que o Bitcoin pode ultrapassar US $ 100.000

Trenchev disse à CNBC que o avô das criptomoedas poderia subir para US $ 100.000 e além.

No curto prazo, ele está preocupado sobre como as medidas de aperto econômico do Fed podem impactar cripto e outros ativos.

Ele disse que achava que os preços das criptomoedas poderiam cair em conjunto com outros mercados. Mas o peso pesado da criptomoeda argumenta que isso pode realmente ajudar a cripto. O motivo? Ele disse que uma queda no mercado de ações poderia fazer com que o banco central dos EUA reinstasse medidas de flexibilização econômica. A ideia é que a flexibilização econômica signifique mais dinheiro circulando, tornando os investidores mais confortáveis com ativos mais arriscados como cripto.

Enquanto escrevo isso, o preço do Bitcoin está pairando perto de US $ 40.000, então ele precisaria mais do que dobrar para que a previsão de Trenchev se realizasse. Em novembro passado, o Bitcoin atingiu uma alta de quase US $ 68.000, de acordo com dados do CoinGecko. Mas as situações econômicas e geopolíticas eram muito diferentes. No entanto, o Bitcoin é um ativo extremamente volátil. Dadas as condições certas, já vimos que pode subir para novos altos muito rapidamente.

A previsão recente de Trenchev ecoa uma que ele fez no início do ano. Em janeiro, ele previu que o Bitcoin chegaria a US $ 100.000 em 2022. Em 2020, Trenchev disse que a principal criptomoeda chegaria a US$ 50.000 naquele ano. Essa profecia só se concretizou em 2021.

100 mil dólares são realistas?

Um dos muitos aspectos loucos do investimento em criptomoedas é que se você olhar com atenção o suficiente, você encontrará previsões de preço do Bitcoin que variam de colapso total a um aumento acima de US $ 1 milhão. Por exemplo, em janeiro, Cathie Wood, da Ark Invest, disse que o Bitcoin poderia ultrapassar US $ 1 milhão até 2030. Apenas um mês antes, o vice-governador do Banco da Inglaterra disse à BBC que poderia “praticamente cair para zero”.

A razão pela qual as previsões variam tão descontroladamente é que esta ainda é uma indústria relativamente nova e não testada. Alguns não estão convencidos de que o Bitcoin tenha qualquer potencial de longo prazo, enquanto outros acreditam que a cripto pode transformar indústrias inteiras. Pode ser difícil para os investidores escolherem seu caminho através dos pontos de vista polarizados.

Na verdade, se você investir a longo prazo, a questão de saber se o Bitcoin pode chegar a US $ 100.000 no próximo ano é menos importante. O que importa é como ele vai se sair nos próximos cinco, 10 ou até mesmo 20 anos. Mesmo que você seja otimista e pense que o Bitcoin poderia superar no longo prazo, ainda é importante ouvir os naysayers tanto quanto as líderes de torcida cripto.

O desafio é que há muita incerteza tanto a curto quanto a longo prazo. Não sabemos o impacto que o aperto econômico do Fed terá nos próximos meses, nem sabemos como o aumento da regulação afetará o Bitcoin e outras criptomoedas. O Bitcoin pode ser ultrapassado por uma nova forma de moeda digital; países ao redor do mundo poderiam introduzir seus próprios GovCoins centralizados; a computação quântica pode minar a segurança do Bitcoin e desvendar a base de toda a indústria. Esses são apenas alguns dos cenários que podem impactar o preço do Bitcoin.

O que isso significa para os investidores

A melhor maneira de lidar com essa incerteza e risco é investir apenas o dinheiro que você pode perder. Dessa forma, você lucrará se o Bitcoin subir para US $ 100.000 ou US $ 1 milhão. Mas se cair completamente, não vai tirar o vento de suas velas financeiras.

Não priorize investimentos em criptomoedas em relação a outras metas financeiras, como seu fundo de emergência ou poupança de aposentadoria. É mais importante construir bases financeiras fortes que o ajudem a criar riqueza de longo prazo do que saltar para ativos de alto risco como o Bitcoin.

Comprar Bitcoin pode fazer sentido para alguns investidores. O que importa é sua situação financeira e como o Bitcoin se encaixa em sua estratégia de investimento mais ampla. Se você está confortável com o risco, tem dinheiro de sobra e acredita em seu potencial de longo prazo, você pode decidir colocar uma pequena porcentagem de sua carteira global em Bitcoin e cripto. Só não se apresse e invista dinheiro que você precisa simplesmente porque Antoni Trenchev diz que o preço pode mais do que dobrar no próximo ano.

crypto 00064

Axie Infinity Marketplace: como negociar NFTs Axie Infinity

crypto 00057

Currency.com: o que é e como funciona