in

O Bitcoin se tornará a maior plataforma de contratos inteligentes de criptomoedas?

Os contratos inteligentes são a força vital do ecossistema de criptomoedas. Como programas auto-executáveis, eles alimentam tudo, desde transações de criptomoedas até royalties de música e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Em outras palavras, eles fornecem a base para alegações de que a tecnologia blockchain está dando origem a uma economia global descentralizada e mais aberta, na qual Web3, tokens não fungíveis, DeFi e metaversos desempenharão um papel cada vez mais importante.

Embora tais alegações estejam se tornando cada vez mais comuns, a maioria das pessoas dentro do ecossistema de criptomoedas se acostumou a pensar na nova economia baseada em contratos inteligentes em termos de Ethereum, Cardano, Solana ou qualquer número de redes de prova de participação. No entanto, as últimas semanas e meses viram o surgimento de uma nova narrativa, na qual o próprio blockchain do Bitcoin se tornará a camada subjacente de um ecossistema baseado em contratos inteligentes.

Causada em grande parte pelo lançamento do protocolo NFT Ordinals em janeiro, essa narrativa se manifestou no crescimento da Stacks, uma rede de camada dois que traz contratos inteligentes para o Bitcoin. Seu token STX nativo tem sido um dos tokens de melhor desempenho de 2023 até agora, com um aumento de 50% em uma semana, 230% nos últimos 30 dias e 366% desde o início do ano (no momento da redação). Sua crescente adoção e tráfego se fundiram com outras tentativas de transformar o Bitcoin em mais do que apenas uma reserva de valor e, dados seus recentes avanços, parece que pode ser capaz de fazer exatamente isso.

O que é o Stacks? Como ele transforma o Bitcoin em uma plataforma de contrato inteligente?

Como explicado em seu site, a Stacks é uma rede de camada dois que “traz a funcionalidade de contrato inteligente para o Bitcoin, sem modificar o próprio Bitcoin”. Ele gerencia seus próprios nós, tem seu próprio token nativo e permite que os desenvolvedores executem contratos inteligentes e dApps (aplicativos descentralizados) nele, mas todas as suas transações são liquidadas no blockchain subjacente do Bitcoin. Como tal, oferece funcionalidade adicional e maior escalabilidade para o Bitcoin, mas também garante que o último permaneça a “rede blockchain mais descentralizada, mais segura e mais imutável” no ecossistema de criptomoedas.

O Stacks é diferente de muitas soluções de nível dois (por exemplo, “sidechains” como Polygon e Optimism) na medida em que registra toda a sua história no blockchain do Bitcoin. Por esta razão, ele afirma ser tão imutável quanto o próprio Bitcoin e mais robusto do que dois outros níveis para outros blockchains.

Desde o lançamento em 2019, o Stacks cresceu constantemente em termos de uso e número de aplicativos em execução nele. Atualmente, ele lista 88 aplicativos em seu site, incluindo plataformas DeFi de código aberto como Alex e redes sociais baseadas em mensagens como o Console. Quanto ao seu valor total bloqueado (uma medida de quanta criptomoeda é armazenada em seus aplicativos), isso permanece modesto em US $ 353 milhões. Dito isto, este número aumentou em mais de 250% desde o início do ano, indicando o quão rápido o Stacks está crescendo.

Porquê o STX Rally? E o que são ordinais?

Quanto ao motivo pelo qual o crescimento de Stacks se acelerou nas últimas semanas, isso é em grande parte o resultado de uma nova narrativa que surgiu em janeiro e só se firmou desde então. Essa é a narrativa em torno dos NFTs baseados em Bitcoin, que começaram em 21 de janeiro, quando o desenvolvedor Casey Rodarmor lançou o Ordinals, um protocolo que permite “artefatos digitais nativos do blockchain do Bitcoin”.

O lançamento da rede principal Ordinals provocou uma onda de excitação, controvérsia e atividade quando chegou no final do mês passado. Ele permitiu tokens não fungíveis baseados em Bitcoin, com numerosos observadores comentando que também marcou o nascimento de uma nova era, na qual o Bitcoin se torna mais do que apenas uma criptomoeda.

Talvez o mais emocionante sobre o lançamento do Ordinals é que ele já atraiu um influxo de novos usuários do Bitcoin. De acordo com dados compilados pela Dune Analytics, pouco mais de 210.000 inscrições ordinais foram criadas até o momento, indicando o quão populares elas podem se tornar no futuro – e outros NFTs baseados em Bitcoin.

O ponto a fazer aqui é que a pressa para criar esses NFTs aponta para a alta demanda por Bitcoin como o nível base para novos serviços de criptomoeda, itens digitais e tudo mais. Isso também foi indicado pela força com que o Stacks (STX) aumentou na esteira do lançamento do Ordinals, já que o mercado reconheceu que o Stacks também poderia ajudar a criar um novo ecossistema baseado em Bitcoin em combinação com protocolos como o Ordinals.

Também foi indicado pelas notícias mais recentes que a Yuga Labs – os criadores da série NFT Bored Ape Yacht Club – lançará sua própria coleção de NFTs baseados em Bitcoin. E provavelmente não será a primeira empresa a fazê-lo este ano.

Por que o Bitcoin pode se tornar a maior plataforma de contratos inteligentes em criptomoeda

Escusado será dizer que há uma alta demanda por um ecossistema de criptomoedas que se estabeleceu no Bitcoin, e não simplesmente dos usuários. Essa demanda – talvez a mais exigida – virá de empreendedores, startups e empresas, que querem usar uma nova onda de aplicativos NFT e DeFi para aproveitar o valor de mercado de US $ 500 bilhões do Bitcoin.

Como observado acima, o Bitcoin continua sendo o blockchain mais seguro no setor de criptomoedas, dada a sua extensa rede e seu uso constante de um mecanismo de consenso de prova de trabalho. Além disso, com um limite fixo de apenas 21 milhões de BTC, também continua sendo o dinheiro “mais difícil” do ecossistema, provavelmente deflacionário ao longo do tempo.

Isso significa que, se se tornar tecnologicamente viável executar contratos inteligentes e vários dApps no blockchain do Bitcoin, a maioria dos usuários e desenvolvedores optará por fazê-lo. Eles preferirão a segurança e a imutabilidade do Bitcoin sobre seus rivais de prova de participação, e redes de nível dois como a Stacks os ajudarão a alavancar essa segurança e imutabilidade.

E não é apenas o Stacks, porque outras plataformas estão trazendo contratos inteligentes para o Bitcoin, um testemunho de como as pessoas estão ansiosas para aproveitá-lo como uma base sólida para um ecossistema de aplicativos. Isso inclui o Internet Computer, que no ano passado se integrou ao Bitcoin no nível do protocolo, permitindo que os usuários executem contratos inteligentes baseados em IC que transacionam com o BTC no blockchain do Bitcoin.

Quando adicionadas a soluções de segundo nível existentes, como a Lightning Network e a Liquid Network, essas plataformas revelam que o Bitcoin realmente tem o potencial de se tornar um nível importante de liquidação para contratos e aplicativos inteligentes. Sim, pode ser lento e não muito escalável, mas com pilhas e inovações como o protocolo Ordinals, o Ethereum pode ter mais um novo rival para competir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

refugees gd410e74f9 1280

A XYO Coin chegará a US $ 1?

pexels antoni shkraba 5583964

Onde posso usar o Neteller? Guia Completo para Usar a Carteira Digital