O Bitcoin não teve o melhor começo deste ano. Desde 1º de janeiro, a criptomoeda viu seu preço cair 9% por causa da alta inflação e de um mercado agitado criado pela guerra na Ucrânia. No entanto, o Bitcoin viu seu preço saltar mais de 10% na última semana até quase US $ 43.000 por unidade.
Aqui estão algumas razões para isso.
Investidores passam de posições curtas para longas
Um dos principais fatores da recente queda de preços do Bitcoin é que a inflação continua a crescer. Embora o ativo já tenha sido considerado o hedge perfeito contra a inflação, os recentes movimentos de preços do Bitcoin mostram que pode não ser o caso.
Depois que o Bureau of Labor Statistics divulgou seus números de inflação de fevereiro, que era de quase 8%, o preço do Bitcoin caiu mais de US $ 3.000 por unidade para US $ 39.000. O preço se recuperou desde então, mas o movimento mostra que o Bitcoin está perdendo seu brilho como um hedge contra a inflação.
No entanto, os investidores encontraram razões para acreditar que o Bitcoin vai se recuperar. A recente queda do mercado tirou mais de US$ 168 milhões em posições curtas para o Bitcoin, de acordo com a Coinglass. Isso coincidiu com uma notável mudança entre os investidores de posições curtas para posições longas.
O Fed está tomando uma posição hawkish contra a inflação
Os ganhos recentes do Bitcoin também foram estimulados pelas observações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em 21 de março, de que o banco central pode aumentar seus esforços para reduzir a inflação.
“Tomaremos as medidas necessárias para garantir um retorno à estabilidade dos preços”, disse Powell em discurso à Associação Nacional de Economia Empresarial. “Em particular, se concluirmos que é apropriado agir mais agressivamente, aumentando a taxa de fundos federais em mais de um quarto de ponto em uma reunião, ou reuniões, faremos isso.”
Para muitos investidores, as observações de Powell não foram surpreendentes. Eles simplesmente serviram para confirmar o que muitos já estavam pensando, e parecem ter domado uma quantidade significativa de incerteza que estava rondando o mercado.
A adoção do Bitcoin continua a aumentar
Enquanto os formuladores de políticas monetárias continuam a lutar contra a inflação, a adoção do Bitcoin continua a crescer.
No início de março, o famoso investidor Ray Dalio disse que sua empresa, Bridgewater, abrirá um fundo de criptomoedas em um futuro próximo. Isso faria da Bridgewater uma das maiores empresas de investimento a entrar no espaço de criptomoedas. Outras empresas que já possuem produtos de investimento cripto incluem Brevan Howard, com sede em Londres, e uma subsidiária da Point72 Asset Management de Steve Cohen chamada Messari.
O ativo também encontrou seu caminho para novos continentes como a África. E um relatório recente da KuCoin mostra que o Bitcoin se tornou imensamente popular lá, com os usuários aumentando em mais de 2.500% em 2021.
Como em qualquer investimento, as criptomoedas carregam muito risco que os investidores precisam estar cientes antes de gastar seu primeiro dólar.