O blockchain provou ser uma tecnologia poderosa com aplicações em essencialmente todas as indústrias. No entanto, seu potencial disruptivo tem sido melhor demonstrado no setor financeiro, onde plataformas e protocolos baseados em blockchain estão inaugurando um novo renascimento financeiro que vê indivíduos dado verdadeiro controle sobre suas finanças.
Entre essas plataformas, os protocolos de liquidez descentralizados têm, sem dúvida, reunido o maior impulso, devido à dramática melhoria na eficiência que oferecem sobre bancos, credores e corretores centrais tradicionais.
A Vires Finance tem como objetivo fornecer esses benefícios para as massas através de um protocolo de empréstimo e empréstimo de fácil acesso, intuitivo e poderoso construído no Waves.
O que é Vires Finance (VIRES)?
Lançada em julho de 2021, a Vires Finance é uma popular plataforma descentralizada de liquidez agrupada construída na blockchain Waves. Como um protocolo de liquidez baseado em pool, o Vires permite que os usuários depositem liquidez para obter rendimentos e/ou emprestar ativos a uma taxa de juros justa e transparente.
Por escrito, a Vires Finance tem pouco mais de US$ 1,8 bilhão em ativos baseados em Waves bloqueados no protocolo e é o segundo aplicativo DeFi mais popular na blockchain Waves. No centro da plataforma está o token utilitário VIRES. Isso pode ser usado para participar da governança da plataforma, e os usuários que bloquearem seus tokens compartilharão uma fração de qualquer receita que gerar. Também é usado para fornecer uma recompensa adicional aos provedores de liquidez, bem como um bônus aos mutuários.
Como funciona o Financiamento vires?
Como um protocolo de liquidez sem permissão, qualquer pessoa é capaz de se conectar a Vires, depositar seus ativos e começar a ganhar um rendimento.
Os usuários recebem a maioria de seus rendimentos no mesmo token que fornecem ao protocolo, em combinação com um ressarcia adicional na forma de tokens VIRES. O APY do lado exato da oferta pode variar de acordo com a oferta/demanda, mas atualmente varia de menos de 1% a mais de 20% de APY.
Ao contribuir com liquidez para o protocolo, os usuários recebem um número equivalente de “vTokens” que representam sua participação em quaisquer pools de liquidez em que participam. Esses vTokens podem ser resgatados para obter seu depósito original de volta e precisarão ser resgatados se o usuário desejar usar seu depósito como garantia para um empréstimo.
Por outro lado, os usuários podem fazer um empréstimo com juros baixos depositando garantias. O valor máximo que pode ser emprestado depende do tamanho da garantia e da capacidade de empréstimo de cada conta. A plataforma inclui um sistema de liquidação que entrará em vigor se a saúde da conta do tomador ficar abaixo da exigência mínima (ou seja, entrar em estado de saúde negativa).
Vires é compatível com as carteiras Waves Keeper e Ledger. MetaMask será suportado em uma atualização posterior.
Do jeito que está, a plataforma permite que os usuários forneçam e emprestem sete ativos diferentes, conforme listado abaixo:
- Waves (WAVES)
- Neutrino USD (USDN)
- Tether (USDT)
- USD Coin (USDC)
- Neutrino EUR (EURN)
- Bitcoin (BTC)
- Ether (ETH)
A Vires Finance é regida pelos detentores de tokens VIRES, que podem votar propostas de governança através de um painel de governança dedicado, tendo controle total sobre os ativos e parâmetros do protocolo. Os usuários também podem bloquear seus tokens de governança VIRES para compartilhar uma fração da receita que cada mercado gera. A partir da escrita, isso oferece cerca de 110% de APR, mas isso pode variar consideravelmente com base nas condições do mercado, e não leva em conta a volatilidade no token VIRES.
De acordo com o roteiro oficial, uma série de atualizações significativas para a plataforma estão em desenvolvimento e devem ser lançadas em 2022. Alguns dos mais proeminentes incluem:
- Votação de ativos: permitindo que os usuários votem em ativos a serem adicionados ao protocolo.
- Integração MetaMask: os usuários em breve poderão acessar o Vires através do MetaMask.
- Lançamento do ViresUSD (vUSD): uma stablecoin apoiada por CDP atrelada ao dólar americano (USD) on Waves também pode ser lançada no futuro, com taxas de mineração fornecidas aos stakers da VIRES.
- Governança aprimorada: entregando o controle da plataforma aos estantes da VIRES.
O que torna a Vires Finance Única?
Vires é o primeiro protocolo de liquidez sem permissão em Waves e até hoje, ainda o mais popular. No entanto, pode-se dizer que é um concorrente indireto a protocolos semelhantes construídos em outras blockchains, incluindo Composto (Ethereum) e Aave (multi-cadeia). É assim que ele se distingue da competição:
Seguro
Os aplicativos construídos no Waves são projetados para serem seguros e intuitivos para os usuários. Em linha com isso, a Vires Finance passou sua auditoria de segurança sem problemas e é apoiada pela Unslashed — que oferece cobertura contra explorações de contratos inteligentes e protege contra um evento de desemprésor para USDN por cerca de ~4,1% do valor protegido por ano.
Simples de Usar
O Vires foi projetado para ser acessível a qualquer pessoa, independentemente de sua experiência com o DeFi ou o ecossistema Waves. É sem permissão, o que significa que qualquer pessoa pode contribuir com liquidez ou empréstimo da plataforma sem obstáculos, e como é baseada na Waves, as taxas de transação são insignificantes ao usar a plataforma.
Rendimentos atraentes
O Vires fornece alguns dos maiores rendimentos em stablecoins disponíveis hoje, com rendimentos do lado da oferta pairando consistentemente entre 13-20% APY para stablecoins populares como USDT, USDC e USDN. Isso se compara bem com outras plataformas populares.
Taxas de juros baixas
As taxas de juros para empréstimos stablecoin são altamente competitivas com outros protocolos, enquanto os empréstimos BTC e ETH são alguns dos mais baixos do setor, atualmente variando entre 2-5% de APR. Como sempre, essas taxas flutuam com base na oferta e na demanda.
Compartilhamento de Receitas
Para aqueles que não querem fornecer liquidez ao protocolo ou estão procurando uma fonte adicional de receita, a Vires compartilha uma parte da receita da plataforma para aqueles que bloqueiam seus tokens VIRES para receber participação nos lucros e gVIRES — um token de governança.
Ponte Integrada
O Vires é integrado ao gateway blockchain Waves.Exchange, permitindo que os usuários migrem facilmente seus ativos de outras plataformas para a blockchain Waves. Isso pode ser usado para mover ativos para/de Waves e outras blockchains populares, incluindo Bitcoin, Ethereum, BNB Chain e Polygon.